Cortázar: o estranhamento em Cena

Autores

  • Cleusa Rios Passos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i20p115-125

Palavras-chave:

Julio Cortázar, Horacio Quiroga, das Unheimliche (estranhamento), “theatrum mundi”

Resumo

O artigo busca enfocar o diálogo entre alguns contos de Julio Cortázar e “El espectro” de Horacio Quiroga, contemplando o tópos do “theatrum mundi”, em que os homens representam um papel no amplo cenário do universo. De larga tradição na literatura, essa metáfora aflora, nos dois autores, graças à inversão de papéis entre personagens ou entre personagens e narradores, despertando no leitor a perturbadora sensação de estranhamento (o “Unheimliche” freudiano).

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Biografia do Autor

  • Cleusa Rios Passos, Universidade de São Paulo
    Docente no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

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Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Cortázar: o estranhamento em Cena. (2015). Literatura E Sociedade, 20(20), 115-125. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i20p115-125