Bildungsroman feminino: uma leitura de Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane

Autores

  • Cíntia Acosta Kütter Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p196-216

Palavras-chave:

Bildungsroman feminino, Gênero, Paulina Chiziane

Resumo

O presente trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre o romance Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane, e analisá-lo sob a perspectiva do romance de formação, especificamente do Bildungsroman feminino, a partir de referências africanas, destacando-se a representação feminina no espaço moçambicano. Nesse sentido, pretendemos revelar as implicações do uso de tal conceito na literatura moçambicana e as pontes, bem como as diferenças, que o romance de Chiziane estabelece com o modelo europeu desse gênero. Para tanto, como anteparo teórico as questões levantadas por Mikhail Bakhtin, ao estudar o romance de formação, bem como as leituras mais recentes do tema, propostas por Wilma Patricia Maas, Cristina Ferreira Pinto e Marcus Vinicius Mazzari.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Acosta Kütter, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Cíntia Acosta Kütter é professora Substituta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutoranda em Letras Vernáculas subárea − Literaturas Portuguesa e Africanas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro − UFRJ. Mestre em Estudos Literários subárea − Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense − UFF (2013) e licenciada em Letras Português/Francês, pela Fundação Universidade do Rio Grande  − FURG (2006). Tem experiência como professora de Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Produção textual em instituições de ensino públicas e privadas. Seu interesse versa principalmente nos seguintes temas: gênero, Bildungsroman feminino, memória, trauma e literatura produzida por escritoras africanas, portuguesas e afro-brasileiras. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Escritas do Corpo Feminino (UFRJ/UNILAB).

Downloads

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Bildungsroman feminino: uma leitura de Balada de amor ao vento, de Paulina Chiziane. (2018). Literatura E Sociedade, 23(27), 196-216. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i27p196-216