Primo e ‘eu’: uma montagem de risco

Autores

  • Maurício Santana Dias Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p17-35

Palavras-chave:

Primo Levi (1919-1987), Literatura italiana, Tradução literária

Resumo

Questão central em toda a obra de Primo Levi, o trabalho humano é o que simultaneamente nos constitui como seres sociais e o que, no antropoceno, pode nos destruir ou reinventar. Definindo-se como um escritor que trabalha com “a montagem das palavras assim como o químico trabalha na montagem de moléculas”, é por meio dessa experiência que ele busca tanto lançar luz sobre a “zona cinzenta” do Lager e seus desdobramentos quanto atravessá-los por meio de uma imaginação vertiginosa, que é a contraface do “estudo sereno” com que examinou a experiência pessoal e coletiva de Auschwitz – em suas palavras, um “gigantesco experimento biológico e social”. Emulando o método de Levi e deixando o autor/tradutor falar, este ensaio procede a uma montagem, por analogia e metonímia, de uma variedade de textos seus que tangenciam muitas de suas obsessões, todos eles traduzidos e refletidos por mim nesses últimos vinte anos.

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Biografia do Autor

  • Maurício Santana Dias, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

    Professor livre-docente do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. É autor de A demora: Claudio Magris, Danúbio, Microcosmos (2009) e de vários ensaios sobre poetas e escritores italianos (Giovanni Boccaccio, Luigi Pirandello, Cesare Pavese, Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Italo Calvino, P. P. Pasolini, Primo Levi, entre outros). Organizou e traduziu diversos livros, entre os quais Decameron: dez novelas selecionadas (2013), 40 novelas de Luigi Pirandello (Prêmio Paulo Rónai de Tradução – FBN 2008), Trabalhar cansa (Prêmio Jabuti de Tradução – 2010), Poemas: Pier Paolo Pasolini (organizado com Alfonso Berardinelli, 2015) e Mil sóis: poemas selecionados. Em 2019, recebeu o Premio Nazionale per la Traduzione do Ministério da Cultura da Itália (MIBACT), pelo conjunto da obra.

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Primo e ‘eu’: uma montagem de risco. (2020). Literatura E Sociedade, 25(32), 17-35. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i32p17-35