O que se diz do que (não) se viu? Hiroshima mon amour

Autores

  • Celina Maria Moreira de Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p86-99

Palavras-chave:

Nuit et brouillard, Hiroshima mon amour, Alain Resnais, Jean Cayrol, Marguerite Duras

Resumo

A Segunda Guerra mundial, em sua complexidade e dimensões, levou a uma reflexão sobre a (im)potência da literatura e das artes, interrogando os limites de sua representação em registros documentais e em obras de arte. Neste ensaio são comparados certos processos de construção das narrativas de Nuit et brouillard (1955), dirigido por Alain Resnais, com roteiro de Jean Cayrol, e Hiroshima, mon amour, também de Alain Resnais, roteiro de Marguerite Duras, que se colocam diante deste desafio. Será dado destaque aos recursos de que se valem diretor e escritores, à potência criativa do entrelaçamento das imagens fílmicas e do texto literário, assim como a seu impacto político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celina Maria Moreira de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

    Professora titular de Letras Francesas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Docente permanente do Programa de pós-graduação em Letras Neolatinas da mesma universidade. Publicou A literatura francesa e a pintura (2004) e organizou, juntamente com Pedro Paulo Garcia Catharina e Sonia Cristina Reis, A palavra, o artista e a leitura: homenagem a Théophile Gautier (2014).

Referências

BORDWELL, David. “Mutations on memory”. In: Hiroshima mon amour. Observations on Film Art, n. 23. The Criterion channel: 2018. Disponível em: https://www.criterion.com/current/posts/5940-mutations-of-memory-in-hiroshima-mon-amour, acesso em: 30/3/2020.

CAYROL, Jean. “Texte de Jean Cayrol sur les camps”. In: Patrimoine, Mémoire et Histoire [s.d.] [s.p.]. Disponível em:

https://pmhdieulefit.org/fr/ressources-en-ligne/texte-de-jean-cayrol-sur-les-camps/, acesso em: 18/3/2020.

CEIA, Carlos. “Hipotipose”. In: CEIA, Carlos (org.). E-Dicionário de termos literários (EDTL). Lisboa: 27 dez. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/prefix:hip/page/2/, acesso em: 6/4/2020.

CLOUZOT, Claire. “Le groupe Rive Gauche. Le cinéma des auteurs”. In: Le cinéma français depuis la nouvelle vague. Paris: Fernand Nathan & Alliance Française, 1972, p. 46-80.

DELAGE, Christian. “Nuit et Brouillard: un tournant dans la mémoire de la Shoah”. Politix, v. 16, n. 61, 2003, p. 81-94. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/polix_0295-2319_2003_num_16_61_1257, acesso em: 24/3/2020.

DIATKINE, Anne. “Première publication du commentaire de Jean Cayrol pour le film de Resnais et des poèmes de Mauthausen”. Libération. Mots de nuit et de brouillard, 16-1-1997 [s.p.]. Disponível em:

https://next.liberation.fr/livres/1997/01/16/mots-de-nuit-et-de-brouillard-premiere-publication-du-commentaire-de-jean-cayrol-pour-le-film-de-res_193940, acesso em 10/3/2020.

FATTEBERG, Catherine. Hiroshima mon amour. RTS Culture janvier: 2018 [s.p.]. Disponível em:

https://www.rts.ch/info/culture/cinema/9252366-hiroshima-mon-amour.html, acesso em: 22/3/2020.

G1 GLOBO. “Águia de Ouro mostra lado bom e ruim da sabedoria, da invenção da roda à bomba atômica”. Carnaval 2020 em São Paulo. 2020a [s.p]. Disponível em:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/23/aguia-de-ouro-mostra-lado-bom-e-ruim-da-sabedoria-da-invencao-da-roda-a-bomba-atomica.ghtml, acesso em: 3/3/2020.

G1 GLOBO. “Águia de Ouro diz que referência a Hiroshima e Nagasaki em desfile da escola foi respeitosa e sem insulto ou difamação”. Carnaval 2020 em São Paulo. 2020b [s.p.]. Disponível em:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/25/apos-polemica-aguia-de-ouro-diz-que-referencia-a-hiroshima-e-nagasaki-em-desfile-da-escola-foi-respeitosa-e-sem-insulto-ou-difamacao.ghtml, acesso em: 13/3/2020.

GORP, van Hendrik; DELABASTITA, Dirk; D’hulst LIEVEN; GHESQUIERE, Rita; GRUTMAN, Rainier; LEGROS, Georges. Dictionnaire des termes littéraires. Paris: Honoré Champion, 2005.

INSTITUTO MOREIRA SALES. Shoah, [s.d.] [s.p.]. Disponível em: https://lojadoims.com.br/product/31051/dvd-shoah, acesso em: 18/3/2020.

JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945. Trad. de José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

LEENHARDT, Jacques. “A impossível simbolização ‘daquilo que foi’”. Tempo Social; Revista de Sociologia USP. São Paulo, 12 (2): 75-84, novembro de 2000. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000200007, acesso em: 31/3/2020.

LE TRÉSOR DE LA LANGUE FRANÇAISE – Atilf. Lorena: Université de Lorraine, [s.d]. Disponível em: http://www.atilf.fr/tlfi, acesso em: 4/4/2020.

MELLO, Celina Maria Moreira de. Marguerite Duras; o texto e sua travessia. Tese de Doutorado em Semiologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Letras, 1985.

MICHEL, Marie. “Hiroshima, mon amour.” In: RAPP, Bernard; LAMY, Jean-Claude. Dictionnaire mondial des films. Paris: Larousse, 1997, p. 304.

RESNAIS, Alain. Nuit et Brouillard (1955). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CPLX8U2SHJE, acesso em: 3/3/2020.

RESNAIS, Alain. Alain Resnais interview on ‘Night and Fog’ /‘Nuit et Brouillard’ (1955). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=oQ8JV07QgQQ, acesso em: 11/3/2020.

RESNAIS, Alain. Alain Resnais à propos de l'interdiction du film « Les statues meurent aussi ». INA: 1969, 4’34”. Disponível em:

https://www.ina.fr/audio/P12123747, acesso em: 26/3/2020.

RESNAIS, Alain. Alain Resnais à propos de sa prédilection pour les voix des comédiens. INA: 2006, 2’54”. Disponível em:

https://www.ina.fr/audio/P12124755, acesso em: 4/4/2020.

ROCHA, Ana Paula. “Quiasmo.” In: CEIA, Carlos (org.) E-Dicionário de termos literários (EDTL). Lisboa: 24 dez. 2009, [s.p]. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/quiasmo/, acesso em: 5/4/2020.

RODRIGUES, Adriano Duarte. “Anáfora.” In: CEIA, Carlos (org.). E-Dicionário de termos literários (EDTL). Lisboa: 29 dez. 2009, [s.p.]. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/anafora/, acesso em: 21/3/2020.

ROVAI, Paulo Luiz. “Formas de manifestação do passado em filmes de Alain Resnais; aproximações sociológicas”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 96 /2018: e339615, p. 1-15. Disponível em: https://doi.org/10.17666/339615/2018, acesso em: 15/3/2020.

RTP (Radio e Televisão de Portugal). Nuit et brouillard: a evocação dos campos de concentração nazis. Lisboa: RTP, 2020, [s.p.]. Disponível em: http://www.rtp.pt/programa/tv/p13501, acesso em: 6/3/2020.

SERRA, Carlos. “Oxímoro”. In: CEIA, Carlos (org.). E-Dicionário de termos literários (EDTL). Lisboa; 24 dez. 2009, [s.p.]. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/oximoro/, acesso em: 19/3/2020.

SIMÉONE, Christine. « Nuit et Brouillard » d'Alain Resnais, une mémoire pour demain. InterFranc, 22/01/2015, [s.p.]. Disponível em: https://www.franceinter.fr/culture/nuit-et-brouillard-d-alain-resnais-une-memoire-pour-demain, acesso em: 19/3/2020.

THE CRITERION COLLECTION. Hiroshima mon amour’s unforgettable opening. 27 jul. 2015, 4’29”. Disponível em: https://www.criterion.com/current/posts/3640-hiroshima-mon-amour-s-unforgettable-opening, acesso em: 5/4/2020.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

O que se diz do que (não) se viu? Hiroshima mon amour. (2020). Literatura E Sociedade, 25(31), 86-99. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p86-99