Editorial

  • Comissão Editorial Magma Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: editorial, Magma revista, representatividade, ensaios, teoria literária

Resumo

Em “O Direito à Literatura”, Antonio Candido nos lembra de que pensar em direitos humanos tem um pressuposto: “reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo”. No clássico ensaio — originalmente uma palestra para a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo —, ele questiona se a literatura poderia ser incluída entre os bens considerados indispensáveis à dignidade humana, ao lado de itens mais tangíveis, como o direito à moradia e à alimentação. Mas, se Candido conclui que o direito à fruição dos grandes clássicos da literatura é parte fundamental da experiência humana, é possível radicalizar — no sentido de levar à raiz, procedimento que o grande professor preconizava — e reivindicar o direito à expressão literária àqueles que foram privados desse espaço por razões históricas e políticas. (...)

Biografia do Autor

Comissão Editorial Magma, Universidade de São Paulo (USP)

Revista Magma nasceu em 1994, com o objetivo de divulgar os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. O projeto editorial é composto pelas seguintes seções: Evento, destinada à publicação de encontros, debates, depoimentos, entrevistas e discussões temáticas; Ensaios, que reúne os textos apresentados nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Departamento, e ainda artigos de procedência diversa; Tradução, que torna disponíveis, em português, textos importantes da área de teoria literária e literatura comparada; Criação, voltada para a produção literária de alunos e professores; Resenhas, que apresenta de forma crítica publicações de interesse; e finalmente uma seção de Informes sobre teses defendidas e outros acontecimentos.

Publicado
2018-12-27
Como Citar
Magma, C. (2018). Editorial. Magma, (14), 9-10. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2018.154426
Seção
Editorial