Câmara de eco: notas sobre o ritmo na obra poética de Mirta Rosenberg

Autores

  • Sheyla M. V. Miranda Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189711

Palavras-chave:

Mirta Rosenberg, Ritmo, Poesia argentina, Pasajes, Madam

Resumo

Pensando o ritmo como a dimensão que organiza no poema a configuração da subjetividade, “o movimento da voz
na escritura”, como propõe o teórico francês Henri Meschonnic (2006, p. 43), este artigo analisa o modo como o ritmo é articulado na obra da poeta e tradutora argentina Mirta Rosenberg (1951-2019), sobretudo em seus dois primeiros livros, Pasajes e Madam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sheyla M. V. Miranda, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

    Sheyla M. V. Miranda desenvolve pesquisa de doutorado sobre a obra da poeta e tradutora argentina Mirta Rosenberg no Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Ensaio apresentado à disciplina “Faces da poesia brasileira a partir dos anos 60”, ministrada pela professora Viviana Bosi, no segundo semestre de 2018. Contato: sheyla.miranda@usp.br

Referências

Benveniste, Émile. Problemas de linguística geral I. São Paulo: Pontes, 2006.

Cabrera, Erika. El doble destronado: la parodia en las poetas argentinas de los años 80. In: Anales de Literatura Hispanoamericana. 2009, vol. 38, p. 29-41.

Genovese, Alicia. La doble voz: poetas argentinas contemporáneas. Buenos Aires, Biblos, 1998.

Mallol, Anahí Diana. Escritura y subjetividad. Poetas argentinas en los 80: entre la lírica y los géneros menores. In: Revista de Literatura Hispánica, n. 52/53, p. 33-56.

Kovaldloff, Santiago. A palavra nômade: poesia argentina dos anos 70. São Paulo: Iluminuras, 1990.

Masiello, Francine. El cuerpo de la voz: (poesía, ética y cultura). Buenos Aires: Beatriz Viterbo Editora-Universidad Nacional de Rosario, 2013 (edição digital).

Meschonnic, Henri. Critique du rythme: anthropologie historique du langage.

Lagrasse: Verdier, 1982.

Meschonnic, Henri. Linguagem: ritmo e vida. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006.

Meschonnic, Henri. Manifesto em defesa do ritmo. Belo Horizonte: Chão de feira, 2015.

Paz, Octavio. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Pound, Ezra. “Ritmo e rima”. In: A arte da poesia: ensaios escolhidos por Ezra

Pound. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

Rosenberg, Mirta. El árbol de palabras. Obra reunida 1984/2006. Buenos Aires: Bajo La Luna, 2006.

Rosenberg, Mirta. El arte de perder y otros poemas. Valencia: Editorial Pre-Textos, 2015.

Rosenberg, Mirta. Página maestra, traducir poesía. In: Extra/ 1 – Lecturas para poetas. Buenos Aires: Bajo La Luna, 2016.

Rosenberg, Mirta. La poesía como pura experiencia. Clarín, Buenos Aires, 9 nov. 18. Entrevista concedida a Osvaldo Aguirre.

Valdés, García Olvido. Sobre la poesía de Mirta Rosenberg. In: El árbol de palabras. Obra reunida 1984/2006. Buenos Aires: Bajo La Luna, 2006.

Valdés, García Olvido. Un pájaro de presa me mira con mis ojos. In: El Arte de Perder y otros poemas. Valencia: Editorial Pre-Textos, 2015.

Valéry, Paul. Oeuvres II. Paris: Gallimard, 1960.

Woslosky, Shira. The Art of Poetry: How to Read a Poem. Oxford: Oxford University Press, 2001.

Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

Câmara de eco: notas sobre o ritmo na obra poética de Mirta Rosenberg . (2020). Magma, 27(16), 171-184. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189711