“That sound you hear is the sea”: Embers and the radio play in Samuel Beckett’s work

Autores

  • Carla Lento Faria Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189763

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Peça radiofônica, Vozes, Ambiguidade, Embers

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a segunda peça radiofônica de Samuel Beckett, Embers,transmitida pela BBC em 1959. Em sua obra final, Beckett teve a oportunidade de trabalhar com diversos tipos de mídia, como o cinema, a televisão e o rádio. O trabalho com diferentes mídias interessou ao escritor na medida em que possibilitou problematizar as características inerentes a esses meios de comunicação nos textos que escreveu para cada uma delas. No caso de Embers, Beckett utilizou-se da descorporificação das vozes da transmissão de rádio para produzir ambiguidades em relação às situações vivenciadas pelo narrador/personagem Henry. Assim, pretende-se observar como Beckett discute as relações entre forma e conteúdo da mídia rádio ao mesmo tempo que desenvolve a narrativa de Embers.

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Biografia do Autor

  • Carla Lento Faria, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

    Desenvolve trabalho de doutorado sobre Entre os atos e a concepção de romance na obra de Virginia Woolf, no Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP. Contato: carlalfaria@usp.br

Referências

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Publicado

2020-11-11

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

“That sound you hear is the sea”: Embers and the radio play in Samuel Beckett’s work. (2020). Magma, 27(16). https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189763