Gustave Flaubert e o castigo histórico do mau leitor: leituras de Georg Lukács sobre A educação sentimental em diálogo com Dolf Oehler e Theodor Adorno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.210606Palavras-chave:
Gustave Flaubert, Georg Lukács, EngajamentoResumo
Este artigo propõe uma breve reflexão sobre as leituras de Flaubert realizadas por Georg Lukács ao longo de sua obra, a começar pela Teoria do romance, passando pelo Romance histórico, por “Balzac: Les Illusions Perdues?” e outras obras contemporâneas ou posteriores. O objetivo desse artigo é expor a mudança na posição que Flaubert ocupa na crítica literária de Lukács e contrapô-la à leitura de Dolf Oehler sobre o escritor francês, ao lado de discussões desenvolvidas por Adorno acerca das mudanças na crítica estética lukacsiana. De modo geral, nosso interesse, podemos dizer, relaciona-se com o tema do engajamento: A educação sentimental é um livro que expõe uma realidade estática de modo neutro e meramente ilustrativo, ou haveria, apesar da impotência de Frédéric, uma tomada de posição – e talvez um convite à ação – frente aos acontecimentos narrados?
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