A crise do romance segundo os ensaios e o conto “An unwritten novel” de Virginia Woolf

Autores

  • José Pereira de Queiroz Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2019.174028

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Romance, Conto, Ensaio, Character

Resumo

Este artigo analisa o conto “An unwritten novel”, de Virginia Woolf, à luz da discussão proposta pela própria autora em diversos de seus ensaios acerca das dificuldades e das possibilidades encontradas por seus contemporâneos em relação à escrita de ficção. O que define o gênero romance, para a autora, é uma preocupação com a apreensão e a representação de algo por ela denominado como character, que é tanto uma personagem na obra quanto um traço fundamental da experiência humana materializado em um indivíduo real e percebido por um escritor. Em relação à própria geração, Woolf identifica a necessidade de rompimento com as convenções então vigentes do romance para que a forma possa, uma vez mais, estabelecer essa aproximação entre escritor, mundo e leitor centrada na representação do character. O conto analisado aprofunda essa discussão não necessariamente em seus temas, mas principalmente na instabilidade formal de seu narrador.

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Biografia do Autor

  • José Pereira de Queiroz, Universidade de São Paulo (USP)

    José Pereira de Queiroz é mestrando do Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP.

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Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Ensaios de Curso

Como Citar

A crise do romance segundo os ensaios e o conto “An unwritten novel” de Virginia Woolf. (2019). Magma, 26(15), 171-201. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2019.174028