Chamada para contribuições/Call for papers - Revista Malala, v. 11, n. 14

2023-04-20

Chamada para Contribuições - Revista Malala v. 11, n. 14 (2023)

 

A Revista Malala é uma publicação do Grupo de Estudos sobre Oriente Médio e Mundo Muçulmano (GT OMMM) inserido sob o Laboratório de Estudos Asiáticos da USP. Chegamos ao 14º exemplar em 11 anos de existência com muitos motivos para celebrar e comemorar. Foram mais de dezenas de entrevistas com intelectuais, ativistas, professores relacionados ao tema tanto de destaque no Brasil como internacionalmente. Fomos pioneiros como publicação, tanto no formato 100% digital como na proposta de sessões e na ênfase ao OMMM.  Crescemos tanto dentro da USP, com apoio acadêmico e expansão do Conselho Científico, como observamos com alegria a expansão deste campo de estudos também no debate público.

Ao longo deste tempo trabalhamos principalmente com temas políticos, mas sempre com ênfase e abertura interdisciplinares. Tivemos muitas contribuições de colegas das Letras, da História, da Geografia, das Ciências Sociais e das Relações Internacionais.  Além disso, buscamos atender também à crescente produção de teses e dissertações sobre OMMM. Por isso, a Revista incentiva que recém doutores ou mestres submetam uma síntese de seu trabalho ou que publiquem conosco um capítulo inédito de seu trabalho[1].

Valorizamos o debate cultural e de ideias e por isso temos um espaço privilegiado não somente para contribuições na forma de Artigos como, especialmente, para Ensaios, Retratos Intelectuais[2] e Resenhas de Filmes e de Livros. Diferente de outras publicações, nosso espaço para resenhas é privilegiado, já nossas resenhas são quase artigos, incentivando que o autor dessas contribuições se aprofunde na discussão indo além de um mero sumário ou resumo do debate em questão. Caso se interesse, podemos indicar alguns títulos para resenha com acompanhamento e orientação ao longo da produção.

Somos também uma publicação científica, indexada em relevantes indexadores nacionais e internacionais e temos histórico de contribuições internacionais de dezenas de países. Nossos artigos e ensaios são avaliados às cegas e duplamente por pares, cujos pareceres são de autores com pesquisas maduras e artigos que proporcionem importantes contribuições ao debate sobre OMMM, dando especial atenção ao debate realizado na comunidade acadêmica brasileira. Neste sentido, alguns temas têm sido recorrentes: conflitos e guerras no Oriente Médio ou envolvendo o Ocidente; conflitos étnicos e que envolvem o elemento religioso – principalmente dentro e entre correntes do Islã. O islamismo, o fundamentalismo religioso e seus desdobramentos como o islamofobia, o antissemitismo, a xenofobia, o terrorismo, o eurocentrismo, o orientalismo, o colonialismo e – pensando nos últimos 10 anos – a ascensão da extrema-direita no Ocidente de líderes populistas/nacionalistas ao redor do mundo. Estes são todos temas que marcam presença por aqui e que certamente serão ainda muito debatidos.

Outros temas que perpassam por questões geopolíticas e históricas, que circundam questões que envolvem Israel, Palestina e seus entornos ou contornos, são e seguirão sendo muito populares e importantes no debate que fazemos. Igualmente relevantes são as temáticas em torno de guerras e conflitos, como por exemplo a da Síria e seus desdobramentos que também afetam países como Turquia, Irã e Líbano, ou o debate sobre o envolvimento, as motivações e as doutrinas de política externa que levaram os EUA e de outros países do Ocidente às Guerras como a do Iraque ou a do Afeganistão. O que nos remete também aos recentes acordos de Abrão, ou às aproximações diplomáticas entre Irã e Arábia Saudita mediadas pela China.

Autores e pensadores do Islã – e sobre o Islã – bem como figuras políticas históricas ou contemporâneas sempre ganharam e permanecerão tendo destaque na Malala. O desafio de pensar a relação entre o Islã e o Ocidente, assim como a dos muçulmanos enquanto minoria religiosa, é um debate necessário sobre o qual incentivamos a reflexão. 

Temas ligados aos Direitos Humanos no Ocidente e no OMMM estão sempre em nosso radar. Temáticas como o papel/perseguição às mulheres, o protagonismo juvenil, minorias religiosas em países muçulmanos, a perseguição contra populações LGBTQIAP+, a situação de refugiados e asilados e, de forma mais ampla, os desafios das organizações políticas internacionais em lidar com estes temas em um mundo em transformação.

Por fim, mas não menos importantes, há alguns temas que podemos chamar de “nova agenda global”, os quais também convidamos ao debate. Estamos falando, por exemplo, do impacto das mudanças climáticas sobre e no OMMM, de como a crise energética afeta países do Golfo Pérsico e como a mudança demográfica que afeta principalmente o Ocidente impacta a Política Internacional, ou como a ascensão da China pode reposicionar potências regionais e impactar a geopolítica de países como Irã, Paquistão, Índia e Indonésia (o país com maior população muçulmana do mundo). Outra questão que merece reflexão neste momento pode ser: de qual Oriente Médio ou Mundo Muçulmano estamos falando se pensarmos na Politica Internacional pela perspectiva da China? O Oriente Médio está, em alguma medida, sendo reconstruído ou redesenhado?

 

Para esses e outros debates conheça os números anteriores da Revista Malala aqui: https://www.revistas.usp.br/malala/issue/archive[3].

As submissões são aceitas em português, inglês ou espanhol e deverão ser feitas exclusivamente através do portal da revista em: https://www.revistas.usp.br/malala/login, observando as normas de publicação que podem ser acessadas através deste link: https://www.revistas.usp.br/malala/about/submissions.

A data limite para submissão das contribuições é 20 de junho de 2023.

 

Comissão Editorial da Revista Malala

 

[1] Caso tenha interesse em publicar uma entrevista ou apresentar uma proposta de dossiê, nos escreva através do e-mail malala@usp.br.

[2] Para mais detalhes sobre o tamanho e o formato de cada uma destas sessões, bem como as diretrizes detalhadas para publicação, consulte https://www.revistas.usp.br/malala/about/submissions.

[3] Também aceitamos contribuição fotográficas. Veja nossa chamada permanente ao banco de fotos da Revista em: https://www.revistas.usp.br/malala/announcement/view/495.