Contra a limpeza étnica do povo palestino, memória e história

Autores

  • Soraya Misleh de Matos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2014.97486

Palavras-chave:

memória, história, sionismo, limpeza étnica, palestinos, esquecimento.

Resumo

Este artigo discorre sobre a história da Palestina como exemplo contemporâneo de construção ideológica que objetivou promover o memoricídio para fins de colonização e ocupação de terras. Autores mostram que houve um plano deliberado de limpeza étnica dos habitantes árabes nativos a partir de 1947 para a instituição de um estado homogêneo, exclusivamente judeu. A morte da memória dos palestinos encontra-se na base do pensamento sionista, tanto que deu origem a mitos, como o de “uma terra sem povo para um povo sem terra” e de que os imigrantes fariam do deserto um pomar. Lideranças desse movimento declararam abertamente que sua expectativa era do esquecimento. Aí se consolidou a tentativa de memoricídio. Todavia, os palestinos se recusaram a ser apagados do mapa e continuam a resistir, como se observa na nova ofensiva a Gaza, Palestina ocupada. Uma das formas tem sido narrar os acontecimentos que compõem sua tragédia. A memória tem sido importante elemento para a reconstituição histórica, fundamental para a reparação da injustiça e sedimentação de um caminho livre de opressão, ocupação de terras, expulsão e humilhação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Soraya Misleh de Matos
    Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo em 1993. Pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 2007. Mestre em Língua,Literatura e Cultura Árabes pela USP (Universidade de São Paulo).

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Matos, S. M. de. (2014). Contra a limpeza étnica do povo palestino, memória e história. Malala, Revista Internacional De Estudos Sobre O Oriente Médio E Mundo Muçulmano, 3, 60-67. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2014.97486