A Geometria do Mundo Islâmico: Uma Proposta Transdisciplinar Para a Engenharia Civil

Autores

  • Marília Valério Rocha Universidade de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2017.138685

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Educação Gráfica, Modelagem Geométrica, AutoCAD 3D, Geometria Islâmica

Resumo

O objetivo deste Relato de Pesquisa é apresentar uma proposta transdisciplinar, parte de um Doutorado em Educação Matemática, defendido em 2016. O material didático elaborado (Caderno) partiu de uma imersão histórica e propôs a exploração dos mosaicos e as modelagens geométricas do Domo da Rocha em Jerusalém e da muqarna do Santuário de Bastami no Irã e destina-se às disciplinas de Educação Gráfica, na Engenharia Civil. No presente artigo, procurou-se discutir o aspecto transdisciplinar desse material didático. O referencial teórico adotado foi a Teoria da Cognição Corporificada, de Lakoff e Nunez (2005) e Fauconnier (2005). As obras estudadas foram apresentadas como metáforas arquitetônicas, conforme Pallasmaa (2013). Realizou-se uma Investigação Avaliativa seguindo alguns passos para avaliação de manuais escolares sugeridos por Gérard e Roegiers (1998). A pesquisa foi realizada com profissionais da área, que analisaram e apresentaram contribuições à proposta. Os resultados apontaram que o Caderno tem potencial para ser considerado como alternativa na Educação Gráfica.

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Biografia do Autor

  • Marília Valério Rocha, Universidade de Mogi das Cruzes

    Professora das disciplinas de Educação Gráfica, no curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes, Campus Villa Lobos/SP, graduada em Matemática, mestre em Educação Matemática, pela PUCSP, em 2009, e doutora em Educação Matemática pela UNIAN/SP, em 2016. 

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Publicado

2017-10-03

Como Citar

Rocha, M. V. (2017). A Geometria do Mundo Islâmico: Uma Proposta Transdisciplinar Para a Engenharia Civil. Malala, Revista Internacional De Estudos Sobre O Oriente Médio E Mundo Muçulmano, 5(8), 67-76. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2017.138685