Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, ISSN 2596-2477 e Qualis A4, é uma publicação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) e do Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG LETRA) da Universidade de São Paulo. Desde 1990, publica textos que dialoguem com a crítica genética, disciplina que estuda os processos de criação em diversas áreas, como a literatura, as artes visuais, o teatro e o cinema, entre outras. 

A revista conta com as seguintes seções:

Passado a limpo – divulgação de pesquisas concluídas, publicações e eventos; 

Ateliê – ensaios e artigos, com estudos recentes ou in progress,que façam parte do dossiê temático proposto pela chamada;

Incipit – ensaios e artigos, com estudos recentes ou in progress, que não façam parte do dossiê temático proposto pela chamada;

Diálogo – entrevistas com escritores e artistas; 

Comentário – resenhas;

Tradução e Fac-símile – apresentação de documentos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista Manuscrítica aceita trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, em fluxo contínuo. A publicação está condicionada à avaliação de pareceristas e do Comitê Editorial. 

Os trabalhos submetidos são previamente avaliados pela Equipe Editorial, que examina a adequação à linha editorial da revista e, em seguida, encaminha-os para avaliação no sistema de duplo cego (double blind review) por dois pareceristas ad hoc em arbitragem por pares. O artigo aprovado será aquele recomendado por dois pareceristas e, em caso de discordância, o editor decidirá pela recusa ou pelo envio a um terceiro avaliador.

Em caso de aceite, o autor receberá os pareceres com a devida avaliação e terá o prazo de até 10 dias para enviar novo arquivo com as revisões e modificações, caso sejam necessárias. 

A revista se propõe garantir que tanto os pareceristas quanto os artigos representem a pluralidade de instituições em torno da pesquisa sobre processo de criação.

PERIODICIDADE

Três números por ano.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

NÃO HÁ COBRANÇA PARA PUBLICAÇÃO

Não há cobrança de taxas para a publicação/ No hay cobro de tarifas para su publicación/ There are no charges for publication.