Chamada aberta - dossiê 49: A crítica genética em portuñol: escrituras e processos criativos na América Latina

2022-12-16

Data final para submissões: 15 de março de 2023

A chamada para este dossiê decorre do 15º Congresso da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), cuja edição em 2022 foi realizada na cidade de La Plata, Argentina, como forma de tornar visível um diálogo entre os centros nos quais a crítica genética se desenvolve com ênfases plurais. 

A Crítica Genética, de origem francesa, chega à América Latina a partir da década de 1980, desenvolvendo caminhos próprios. O estudo dos processos de criação em suas diferentes formas e suportes difundiu-se amplamente por todo o território latino-americano. Ao mesmo tempo em que busca celebrar os vínculos estabelecidos entre pesquisadores da Argentina e do Brasil durante o referido congresso, este dossiê pretende apontar o diálogo acadêmico produtivo entre dois centros de pesquisa em que a crítica genética encontrou uma profusão de possibilidades.

A diversidade da produção artística e cultural na América Latina é notável em sua contribuição para a cultura mundial. Neste contexto, o interesse pelos processos de criação envolve discussões sobre crítica genética em produções de campo expandido; as forças das representações e suas particularidades; e crítica dos processos criativos.

Movidos pelo desejo de aprofundar essa interação prolífica, convidamos pesquisadores que trabalham a partir de algumas das perspectivas teórico-metodológicas, que se conjugam na crítica genética, a contribuir com artigos que valorizem a pesquisa sobre processos criativos no contexto latino-americano. As contribuições podem ser enviadas em espanhol, português, francês ou inglês, e devem seguir as normas para autores disponíveis no site da revista. A título de orientação, que recupera à sua maneira as linhas temáticas que circularam durante o XV Congresso da APCG, sugerimos quatro eixos principais:

  • Arquivos e documentos de processo
  • Artes da cena e Performance
  • Escrita literária
  • Métodos e Metodologias

 

Editores: Katerina Blasques Kaspar, Giovani Kurz, Lisandro Relva

 

Bibliografia mínima sugerida

Derrida, Jacques. Mal de archivo. Una impresión freudiana. Editorial Trotta, 1997.

Didi-Huberman, Georges. “El archivo arde/ Das Archiv brennt”. Das Archiv brennt, editado por Georges Didi-Huberman y Knut Ebelings Traducción de Juan Ennis, Kulturverlag Kadmos, 2007, pp. 7-32.

Foster, Hal. “El impulso de archivo”. Traducción de Constanza Qualina, Nimio, N° 3, septiembre 2016, pp. 102-125.

Goldchluk, Graciela. Archivos de escritura, genesis literaria y teoria del archivo. I Jornada de Intercambio y Reflexión acerca de la Investigación en Bibliotecología, 2010.

Gómez Moya, Christian. Derecho de mirada. Arte y visualidad en los archivos desclasificados. Palinodia, 2012.

Lois, Élida. La Crítica genética: un marco teórico sobre la disciplina, objetivos y método. Creneida. Anuario de Literaturas Hispánicas, n. 2, p. 57–78, 30 dez. 2014.

Pino, Claudia A. Crítica genética: o que interpretar? Revista Desenredo, v. 10, n. 2, 18 dez. 2014.  

Tello, Andrés Maximiliano. Anarchivismo. Tecnologías políticas del archivo. La Cebra, 2018.