Chamada aberta - dossiê 51: Cecilia Salles: da crítica genética à teoria crítica dos processos de criação

2023-06-21

Coordenação: Wagner Miranda Dias; Paula Martinelli; Patrícia Dourado.
Arte da divulgação: Camila Mangueira
Prazo para submissão: 15 de setembro de 2023
Para as normas de submissão, consultar: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/about/submissions

 

Como parte das comemorações dos 30 anos de contribuições acadêmicas da pesquisadora Cecilia Salles, a Manuscrítica dedica seu número 51 à Teoria Crítica dos Processos de Criação, campo de pesquisa proposto pela homenageada e surgido na interação entre buscas teóricas e práticas artísticas.
Em 1992, foi fundado por Cecilia Salles na PUC-SP o Centro de Estudos em Crítica Genética, precursor do atual Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela pesquisadora. O nome fazia referência à Crítica Genética, metodologia dos estudos de criação (inicialmente na literatura), elaborada a partir da análise de registros e arquivos de escritores, nos anos 1960, no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (CNRS/França). Os pesquisadores faziam uso de diferentes teorias para tal discussão, entre elas a linguística e a psicanálise.
O Centro de Estudos em Crítica Genética da PUC-SP reunia alunos de formações e interesses bastante diversos, tais como jornalismo, publicidade, artes visuais, arquitetura, artes cênicas, cinema, literatura, design etc. A interdisciplinaridade do corpo discente e dos objetos de estudo levou à necessidade de escolhas de caminhos de pesquisa que dessem conta de tal diversidade. Em decorrência dessas demandas, inerentes às práticas acadêmicas, ocorreu uma expansão da abrangência teórica e temática da qual Salles foi agente e precursora.
O livro Gesto inacabado: processo de criação artística, publicado por Salles, em 1998, foi a primeira formulação do que viria a ser a teoria crítica dos processos de criação. Nele há o diálogo com a semiótica de Charles S. Peirce, especificamente na transposição do conceito de semiose àquilo que pudemos observar no acompanhamento das práticas artísticas. Novas leituras, orientações e, especialmente, maior exposição a uma grande diversidade de registros de processos de criação geraram o livro Redes da criação: construção da obra de arte (SALLES, 2006), inserindo essa reflexão teórica no âmbito do pensamento da complexidade.
Observamos que a própria proposição teórica compartilha da natureza dinâmica de seus objetos. Conforme novas demandas são identificadas – entre elas as inerentes à experimentação contemporânea – camadas de construção teórica são adicionadas.
A sistematização dessa teoria sobre os processos de criação vem sendo desenvolvida, ato contínuo e ao longo do tempo, em interação com teóricos como Charles S. Peirce, Vincent Colapietro, Pierre Musso, Edgar Morin e Yuri Lotman. Com essa leitura, percebemos que o percurso da criação se mostra como um emaranhado de ações que, submetido a uma observação crítica, deixa transparecer repetições significativas. É a partir dessas recorrências que se pôde estabelecer generalizações sobre o fazer criativo a caminho de uma teorização.
É como parte desse esforço multi, inter e transdisciplinar que nós, os editores, convidamos autores e artistas ao envio de contribuições que discutam a criação em sentido amplo, participando assim dos esforços para teorização da criação, proposta por Salles, em favor de uma abordagem acadêmica que não mutila os objetos em detrimento da teoria, tampouco abdica do rigor teórico. As contribuições podem refletir sobre os seguintes temas, não se limitando a eles:
● Redes da criação;
● Arquivos da criação;
● Locais da criação;
● Semiótica e criação;
● Desenvolvimentos teóricos a partir da Crítica Genética;
● Processos de criação – relatos e análises.

Referências
COLAPIETRO, Vincent. Peirce e a abordagem do self: uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. São Paulo: Intermeios, 2014.
FERRER, Daniel. "A crítica genética do século XXI será transdisciplinar, transartística e transemiótica ou não existirá". In: Willemart, Philippe. (Org.) Fronteiras da criação: VI Encontro Internacional de Pesquisadores do Manuscrito. São Paulo: Annablume, 2000.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
SALLES, Cecilia A. Crítica genética: uma introdução. 1ª ed. São Paulo: Educ, 1992.
SALLES, Cecilia A. Crítica genética: uma nova introdução. 2ª ed. São Paulo: Educ. 2000.
SALLES, Cecilia A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3ª ed. São Paulo: Educ, 2008.
SALLES, Cecilia A. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
SALLES, Cecilia A. Gesto inacabado: processo de criação artístico. 5ª ed. São Paulo: Intermeios, 2011.