De “Fantasia” à “Fantasia de Walt Disney”

Autores

  • Paulo José Cunha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i19p157-188

Resumo

Este artigo analisa aspectos do processo de reelaboração do ensaio escrito por Mário de Andrade a respeito do desenho animado Fantasia. O texto foi divulgado pela primeira vez em setembro de 1941, no jornal Diário de São Paulo, sendo republicado, no mês seguinte, na revista Clima. Foi, por fim, inserido no livro de ensaios O baile das quatro artes. A cada nova publicação, foi submetido a transformações textuais, e o exemplar da revista pertencente a Mário de Andrade, nas páginas que acolhem o texto, possui rasuras deixadas por ele, as quais testemunham o trabalho de reescritura. A análise é complementada pela descrição de fichas de estudo, elaboradas pelo autor, que abrigam designações de textos de sua biblioteca, os quais focalizam a relação entre música e cinema, questão central da produção de Walt Disney.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, A. S. de. Fantasia. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

ALMEIDA, G. de. Fantasia vista pela imprensa: Guilherme de Almeida. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

ANDRADE, M. de. Do Rio a São Paulo para casar. Klaxon, n. 2, 15 jun., 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. The Kid-Charles Chaplin. Klaxon, São Paulo, nº 2, 15 jun. 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Uma lição de Carlito. Klaxon, São Paulo, nº 3, 15 jul. 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Ainda O Garoto. Klaxon, n. 5, 15 set., 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Cinema. Klaxon, n. 6, 15 out., 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Esposas Ingênuas. Klaxon, n. 7, 30 nov., 1922. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Cinema. Klaxon, n. 8/9, dez. 1922/ jan. 1923. Edição fac-similar, São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

ANDRADE, M. de. Crônica de Malazarte III. América Brasileira, Rio de Janeiro, dez. 1923. Arquivo Mário de Andrade. IEB-USP.

ANDRADE, M. de. [Carta] dezembro de 1923, São paulo [para] BANDEIRA, M. In: MORAES, M. A. de. (Org.). Correspondência: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp/IEB, 2001.

ANDRADE, M. de. O gato e o canário. Diário Nacional, São Paulo, 15 mar. 1928.

ANDRADE, M. de. Fausto. Diário Nacional, São Paulo, 13 abr. 1928.

ANDRADE, M. de. Arte e cinema. Diário Nacional, São Paulo, 16 mar. 1928.

ANDRADE, M. de. História da música. Diário Nacional, São Paulo, 15 jan. 1930.

ANDRADE, M. de. Cinema sincronizado. Diário Nacional, São Paulo, 30 jan. 1930.

ANDRADE, M. de. Os monstros do homem I. Diário Nacional, São Paulo, 15 maio. 1932.

ANDRADE, M. de. Caras. Espírito Novo, Rio de Janeiro, jan. 1934.

ANDRADE, M. de. Fantasia I. Diário de São Paulo, 9 set. 1941, p. 4. Arquivo Público do Estado de São Paulo.

ANDRADE, M. de. Fantasia II. Diário de São Paulo, 12 set. 1941, p. 4. Arquivo Público do Estado de São Paulo.

ANDRADE, M. de. Fantasia vista pela imprensa: Mário de Andrade. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

ANDRADE, M. de. [Carta] 28 nov. 1942, São Paulo [para] MIRANDA, M. In: ANTELO, R. (Ed.). Cartas a Murilo Miranda, 1934-

Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

ANDRADE, M. de. Arte Inglesa. Folha da Manhã. São Paulo, 25 nov., 2, 9, 16 e 23 dez.

ARAÚJO, V. de P. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.

BANDEIRA, M. “Variações sobre o nome de Mário de Andrade”. In: Mafuá do Malungo. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1955.

CARVALHO, F. de. A pintura do som e a música do espaço. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

CASTRO, M. W. de. Mário de Andrade: exílio no Rio. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

COELHO, R. Fantasia e a estética. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

DELLUC, L. Charlie Chaplin. Paris: Maurice de Brunoff Éditeur, 1921.

FERES, N. T. Leituras em francês de Mário de Andrade. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.

FINCH, C. The art of Walt Disney. Burbank: Walt Disney Productions, 1973.

GALTIER-BOISSIÈRE, J. L’art cinégraphique: un film allemand (en présentation privée): Le cabinet du docteur Caligari – Un film americain (dans les salles): Le gosse (The kid) de Charlie Chaplin. Le Crapouillot, Paris, 16 nov. 1921.

GOMES, P. E. S. Contra Fantasia. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

HEWITT, N. Non-conformism, “insolence” and reaction. Journal of European Studies. Disponível em jes.sagepub.com

KENNEDY, M. Dicionário Oxford de Música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.

LALO, C. Esthétique. Paris: Felix Alcan, 1925.

LA MUSIQUE et le cinéma. Le Mois, Paris, nº 22, 1 out./1 nov.1932.

LANDRY, L. La musique et ses ‘lois’. La Revue Musicale, a. 7, n 6. Paris, 1 abr. 1926.

LE DESSIN animé et la musique. Le Mois, Paris, nº 49, jan./fev. 1935.

LEFÈVRE, A. B. A esperança Fantasia. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

LUCIANI, S. A. Verso uma nuova arte: il cinematografo. Roma, Ausonia, [1920].

MACHADO, L. G. Quatro afirmações para a salvação de Disney. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

MILLIET, S. A propósito de Fantasia. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

MORAES, V. de. Fantasia vista pela imprensa: Vinícius de Moraes. Clima, São Paulo, n. 5, out. 1941.

OBEY, A. Musique et cinéma. Le Monde Musical, Paris, a. 36, n. 11/12, jun. 1925.

PETIT, R. Conferénce sur le cinéma, par Lionel Landry. La Revue Musicale, Paris, a. 7, n. 4, 1 fev. 1926.

SALAZAR, A. La musica actual en Europa y sus problemas. Madrid: J. Mª Yagües, 1935.

SIMÕES, I. Salas de cinema em São Paulo. São Paulo: PW; Secretaria Municipal, 1990.

FILMES

L’ASSASSINAT DU DUC DE GUISE. Direção de André Clamettes e Charles le Bargy. Produção: Pathé Frères. França, 1908. 35 mm (15min), sil., p/b.

DANÇA MACABRA. Direção de Walt Disney. Produção: Walt Disney Productions. Cinephone. Estados Unidos, 1929. 35mm (6min), p/b.

DO RIO A SÃO PAULO PARA CASAR. Direção de José Medina. Brasil: Rossi Films, 1922, mudo, p/b.

ESPOSAS INGÊNUAS. Direção de Erich Von Stroheim. Estados Unidos: Universal Film Manufacturing Company, 1921. 35 mm (117 min), sil., p/b. FANTASIA. Direção de James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe, Norman Ferguson, Jim Handley, T. Hee, Wilfred Jackson, Hailton Luske, Bill Roberts, Paul Statterfield. Estados Unidos: Walt Disney Pictures. Fantasound/Mutiplane Technicolor, 1940. (124 min).

FAUSTO. Direção de F. W. Murnau. Alemanha: Universum Film (UFA), 1926. Sil., (85 min), p/b.

O GABINETE DO DR. CALIGARI. Direção de Robert Wiene. Alemanha: Decla-Bioscop AG, 1920. 35 mm (71 min), sil., p/b.

O GATO E O CANÁRIO. Direção de Paul Leni. Estados Unidos: Universal Pictures, 1927. 35mm (82 min), sil., p/b.

O GAROTO. Direção de Charles Chaplin. Estados Unidos: Charles Chaplin Productions, 1921. 35 mm (68 min), sil., p/b.

JOIE DE VIVRE. Direção de Anthony Gross e Hector Hopping. França, 1934. 35 mm (9min), sil., p/b.

O PAGÃO. Direção de W. S. Van Dyke. Estados Unidos: MetroGoldwyn-Mayer (MGM), 1929. 35 mm (83 min), sil. (trilha sonora sincronizada), p/b.

UNE NUIT SUR LE MONT CHAUVE. Direção de Alexander Alexeieff e Claire Parker. França. 1933. 35mm (8min), Mono, p/b.

Downloads

Publicado

2010-12-16

Edição

Seção

Ateliê

Como Citar

Cunha, P. J. (2010). De “Fantasia” à “Fantasia de Walt Disney”. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 19, 157-188. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i19p157-188