Na trilha do processo criativo, o estudo de caso BoyBand
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p142-168Resumo
O processo criativo da propaganda não se limita ao consumo, está atrelado a conceitos que o consumidor atribui a determinada marca ou produto. O presente trabalho busca estudar o processo criativo de uma agência de propaganda, delimitando os pontos relevantes de sua gênese com base nos estudos de crítica genética. Durante sua trajetória, a agência de propaganda Boyband vem construindo marcas e conceitos. Percorrer os caminhos dos criativos da agência possibilita observar a obra pelo aspecto de processo e não somente seu formato final. Neste artigo serão analisados três trabalhos desenvolvidos pela agência, sendo que cada um possui sua especificidade. O primeiro deles, intitulado Norpave Tiradentes, não foi aprovado pelo cliente, por ser julgado “inconveniente” e “agressivo”. O segundo caso analisado, Empresa Lint, apresenta uma campanha que não foi aprovada de início, tendo que ser reconstruída pela equipe, adequando o material ao real conceito que o cliente pretendia. Após a reestruturação, acampanha foi aprovada e veiculada. O terceiro trabalho analisado é o da Dona flor Mobiliário, que uniu conhecimento de criação, marketing e marca, traduzindo o conceito que a empresa quer defender.Downloads
Referências
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, texto e discurso. São Paulo: EDUC, 1999.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Editora Ática, 2002.
LOBO, M. A. da C. “Crítica genética: uma volta às origens”. UCB, UniverCidade e UFRJ. Comunicação apresentada na Academia Brasileira de Letras em 17 de maio de 2004.
MARTINS, J. A natureza emocional da marca. São Paulo: Negócio Editora, 1999.
PANICHI, E. R. P. Pedro Nava e a construção do texto. Londrina: Eduel; São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
PETIT, F. Propaganda ilimitada. São Paulo: Futura, 2003.
SALLES, C. A. Crítica genética: uma (nova) introdução; fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artísti- ca. São Paulo: EDUC, 2000.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP; Annablume, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2011 Edina Regina Pugas Panichi, Thais Priscilla P. Jerônimo Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.









