O Paradoxo da precisão cênica: reflexões sobre a relação reprodutibilidade-espontaneidade no trabalho do ator

Autores

  • Lidia Olinto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p61-85

Resumo

Na acepção mais usual do conceito de precisão cênica, o enfoque dado à dimensão estética parece prevalecer em relação a outros aspectos de ordem essencialmente não formal, como a qualidade psíquica de um desempenho cênico. No entanto, esta concepção mais formalista da precisão cênica não contemplaria um ponto nevrálgico e complexo no ofício do ator: como fugir, durante uma temporada,do mecanicismo no momento em que se precisa repetir um mesmo desempenho? Como reproduzir a cada apresentação a organicidade originária do momento em que uma ação foi criada? Como as psicotécnicas lidam com a reprodução cênica visando garantir a manutenção de qualidades psíquicas? Quais especificidades podem estar envolvidas em cada caso? Partindo da problemática reprodutibilidade-espontaneidade, este artigo discute as diferenças conceituais e pragmáticas entre a noção de precisão em nível formal e a noção deprecisão em nível psicofísico, tendo como referências principais: o conceito de“Reprodutibilidade Técnica”, de WalterBenjamin, e trabalhos artísticos e teóricos de Jerzy Grotowski e Peter Brook.

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Publicado

2011-10-17

Edição

Seção

Ateliê

Como Citar

Olinto, L. (2011). O Paradoxo da precisão cênica: reflexões sobre a relação reprodutibilidade-espontaneidade no trabalho do ator. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 21, 61-85. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i21p61-85