Danças dramáticas populares e versos amorosos de Mário de Andrade

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Souza Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i23p32-54

Palavras-chave:

Mário de Andrade, poesia, música, danças dramáticas

Resumo

Mário de Andrade, por meio de sua produção poética, resgata traços, tons, ritmos e sonoridades brasileiras, recriando-os em versos e estrofes eruditos. Após Clã do jabuti (1927), em que gêneros musicais populares do Brasil moldam os versos do poeta, Mário parte, em Remate de males (1930), em busca de sua “música interior”, como afirma Bastide , multifacetada e complexa, percebendo a expressão brasileira como parte de seu ser arlequinal. Em Tempo da Maria (1926), grupo de poemas do livro de 1930, o poeta recupera “uma das manifestações [...] da música popular brasileira” , as danças dramáticas, atualizando sua estrutura, assim como seus aspectos simbólicos, por meio de seus versos, ao mesmo tempo em que discorre sobre dilemas amorosos do eu lírico. O estudo detido do poema “Louvação da tarde”, do grupo de poemas de 1926, possibilitará a compreensão da multiplicidade do eu lírico que se entrega, como boi sacrificial, à paisagem brasileira, expressando, por meio da incorporação de elementos musicais populares, o seu ser múltiplo.

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Publicado

2012-03-15

Edição

Seção

Ateliê

Como Citar

Souza, C. R. de. (2012). Danças dramáticas populares e versos amorosos de Mário de Andrade. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 23, 32-54. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i23p32-54