Classificar-criar: o breviário criativo de Guimarães Rosa

Autores

  • Monica Fernanda Rodrigues Gama Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i26p10-26

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Listagem, Células estéticas, Heterotopia.

Resumo

Os manuscritos de Guimarães Rosa mostram que o autor era um colecionador de enunciações. A forma escolhida para essa coleção, em que a citação divide espaço com a criação, é a listagem, que expõe a leitura-criação enciclopédica e a manutenção do fragmento, procedimentos de composição do manuscrito literário que encontram espelhamento em aspectos de suas narrativas. Este artigo explora os manuscritos dedicados às listagens, apresentando outra possibilidade de leitura para esse material que é visto geralmente como “pré-redacional”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monica Fernanda Rodrigues Gama, Universidade de São Paulo

    Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo.

Referências

BUTOR, Michel. Repertório. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CALVINO, Italo. Multiplicidade. In: Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

CAMARGO, Frederico Antonio Camillo. Da montanha de minério ao metal raro: os estudos para obra de João Guimarães Rosa. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

CAMPOS, Augusto de. Um lance de “dês” do Grande Sertão. In: CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; XISTO, Pedro. Guimarães Rosa em três dimensões. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, Comissão de Literatura, 1970.

CARVALHO, Cleuza Martins de. A fazedora de velas: o outro lado da moeda (A gênese do romance em João Guimarães Rosa). Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

CAVALCANTE, Maria Neuma. Bicho Mau: a gênese de um conto de Guimarães Rosa. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

COMPAGNON, Antoine. La Seconde Main. Paris: Seuil, 1979.

COSTA, Ana Luiza Martins. João Guimarães Rosa, Viator. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Instituto de Letras, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2003.

FINAZZI-AGRÒ, Ettore. Um lugar do tamanho do mundo: tempos e espaços da ficção em João Guimarães Rosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

FOUCAULT, Michel. Des espaces autres. In: Dits et écrits: 1954-1988, t. IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 1994.

GALÍNDEZ-JORGE, Verónica. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Francesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Ateliê

Como Citar

Gama, M. F. R. (2014). Classificar-criar: o breviário criativo de Guimarães Rosa. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 26, 10-26. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i26p10-26