O trabalho do escritor Luiz Ruffato

Autores

  • Viviane Araújo Alves da Costa Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Maria da Luz Pinheiro de Cristo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i33p1-1

Palavras-chave:

Luiz Ruffato, Processo de criação, Entrevista

Resumo

Na entrevista realizada em novembro de 2016, o escritor Luiz Ruffato adverte logo de início: “eu sou um autor sem manuscrito”. A essa primeira assertiva, seguiu-se mais de uma hora de entrevista, que agora publicamos, em torno de seu processo de criação e das demais atividades que desempenha, como editor, cronista, pesquisador e leitor. Algumas referências localizam a entrevista: a coluna publicada no jornal El País “semana passada” ou o “penúltimo texto” do blog Lendo os clássicos. O contexto político brasileiro, no entanto e infelizmente, segue atual, cheio de convicções sem provas. Atuais também as reflexões sobre o papel do escritor e da própria literatura: Luiz Ruffato defende a literatura como profissão, uma postura política que se traduz na construção de seus personagens, trabalhadores, pessoas comuns, anônimas, cujas histórias interessa contar.

Acesso à entrevista:

Parte 1

Parte 2 

Parte 3

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Araújo Alves da Costa Pereira, Universidade Federal do Paraná

    Professora de Literaturas de Língua Francesa da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

  • Maria da Luz Pinheiro de Cristo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora colaboradora da pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado UFES/CAPES/FAPES. Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada USP.

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Pereira, V. A. A. da C., & Cristo, M. da L. P. de. (2017). O trabalho do escritor Luiz Ruffato. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 33. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i33p1-1