A dança em cena: procedimentos metodológicos para a classificação de um acervo pessoal à luz da crítica genética

Autores

  • Aurora Leonor Freixo Universidade Federal da Bahia
  • Ivana Bittencourt Severino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p39-47

Palavras-chave:

Arquivos pessoais, Processo de Criação, Classificação, Dança.

Resumo

Recentemente, os avanços teóricos e metodológicos no campo da Arquivologia, e também da História, Antropologia, Linguística e áreas afins, sobre os arquivos pessoais, vem contribuindo para o alargamento do debate sobre memória individual e coletiva, autoria, documento, patrimônio cultural e suas implicações na sociedade contemporânea. Considerando os acervos pessoais enquanto fonte inesgotável de pesquisa, além de valiosos repositórios informacionais, pretende-se, neste trabalho, apresentar os procedimentos metodológicos adotados para a organização do acervo pessoal da intérprete e coreógrafa em dança Lia Robatto, a partir do escopo teórico da Arquivística e da Crítica Genética. Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior, no qual daremos foco especial aos processos de criação artística, documentados em mais de 40 espetáculos. Ao organizarmos esse acervo, valorizando os processos de criação da artista, estamos dando ao seu objeto uma dimensão histórica em seu aspecto processual e, dessa forma, passando a reconhecer e valorizar estes documentos de arquivo como organismos em atividade, e não meros registros destinados à imobilidade em instituições custodiadoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aurora Leonor Freixo, Universidade Federal da Bahia
    Professor adjunto do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pelo ICI/UFBA.
  • Ivana Bittencourt Severino, Universidade Federal da Bahia
    Bacharel em Arquivologia pelo Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia; mestranda em Ciência da Informação pelo ICI/UFBA.

Referências

ARAÚJO, Lauana Vilaronga Cunha de. Lia Robatto e o Grupo Experimental de Dança: estratégias poéticas em tempos de ditadura. EDUFBA, 2012.

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. In: Estudos Históricos, CPDOC 20 anos, Rio de Janeiro, vol.7, n. 13, p.49-64, jan./jun., 1994.

FIOCRUZ. Departamento de Arquivo e Documentação. Manual de Organização de Arquivos Pessoais. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2015.

FROHMANN, Bernd. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, Mariangela S. L.; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda L. G. de. A dimensão epistemológica da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. Marília: Fundepe, 2008.

GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Tradução Cristina Campos Velho Birck et al. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007 [1994].

HEYMANN, Luciana Quillet. O indivíduo fora do lugar. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n.2, p.40-57, jul-dez, 2009.

MCKEMMISH, Sue. Provas de mim: novas considerações. In: TRAVANCAS, Isabel et al. Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

OLIVEIRA, Lúcia Maria Velloso de. Descrição e Pesquisa: reflexões em torno dos arquivos pessoais. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.

SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Arquivos pessoais como fonte: reconhecendo os tipos documentais. In: GRANATO, Marcus. (org.) MAST 30 anos - Museologia e Patrimônio. v. 1. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Freixo, A. L., & Severino, I. B. (2017). A dança em cena: procedimentos metodológicos para a classificação de um acervo pessoal à luz da crítica genética. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 32, 39-47. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p39-47