Gênese de uma crítica mágica Os grandes projetos de Roland Barthes nos seminários da École de Hautes Études en Sciences Sociales

Autores

  • Claudia Amigo Pino Universidade de São Paulo (DLM-USP)

Palavras-chave:

Roland Barthes, Seminários na EHESS, Semiologia, Retórica, Enunciação.

Resumo

Roland Barthes alegava que ele escrevia sempre a partir do desejo do outro, “por encomenda”. Este artigo tem como objetivo demonstrar que essa afirmação é falsa: Barthes escreveu muito a partir de seus próprios projetos, claramente ligados a um desejo seu. Para isso, descrevemos o que seriam esses desejos, materializados na forma de projetos de pesquisa observados nas notas de classe para os seus alunos da École de Hautes Études em Sciences Sociales, entre 1962 e 1973. No final, tentamos mostrar como o projeto final transformou a sua escrita e permitiu a publicação dos seus livros mais experimentais: Roland Barthes por Roland Barthes, Fragmentos de um discurso amoroso e A câmara clara.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Pino, C. A. (2016). Gênese de uma crítica mágica Os grandes projetos de Roland Barthes nos seminários da École de Hautes Études en Sciences Sociales. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, (31), 116-126. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/manuscritica/article/view/177870