Procedimentos criativos em "Once Upon a Time": os recursos audiovisuais de apropriação na construção da magia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p171-182

Palavras-chave:

Processos criativos, mídia televisiva, seriado, contos de fadas, crítica de processo.

Resumo

Este artigo pretende mostrar os processos criativos das produções narrativas presentes no seriado televisivo Once Upon a Time criado por Edward Kitsis e Adam Horowitz. Os roteiristas ampliam a biografia dos personagens e reconstituam o mito de “felizes para sempre”. Ao utilizar a metodologia da crítica de processo apresentada por Salles (2008, 2011), foi possível investigar as características do ato criador que levaram à apropriação das raízes dos contos de fadas, com o objetivo de averiguar os procedimentos audiovisuais usados na adaptação para a mídia televisiva. O foco da pesquisa estava na análise das versões de Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm, assim como nos arquivos disponíveis relativos à produção do seriado. A fundamentação teórica se sustenta em três eixos: as reflexões sobre o processo de criação como rede em construção de base semiótica (Salles); os pensadores que discutem o imaginário dos mitos, contos de fadas, lendas e fábulas (Propp, Zipes, Todorov); e por último as discussões de pós-produção (Bourriaud).

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Biografia do Autor

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Tem graduação em Lingua e literatura inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente faz pós-doutorado no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação . É autora dos livros Gesto inacabado ? Processo de criação artística 5ª ed. (São Paulo, Intermeios, 2011), Crítica Genética ? Uma (nova) introdução (São Paulo, Educ, 2000), Redes da Criação ? Construção da obra de arte (Valinhos, Editora Horizonte, 2006), Arquivo de criação - Arte e curadoria e do CDRom Gesto Inacabado ? Processo de criação artística (Lei de Incentivo a Cultura do Estado de São Paulo, 2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, processos de criação, semiótica, crítica genética e artes.

  • Karina Bousso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Professora Auxiliar na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Professores (FAAP). Ministra as disciplinas de Epistemologia em Comunicação e Comunicação e Hipermídia na FAAP, além de co-orientar trabalhos de conclusão de curso de Comunicação Social. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FAAP (2012). Membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela Professora Dra. Cecília Almeida Salles. Experiência em agências de publicidade nos departamentos de criação e redação, como assistente para a elaboração de peças publicitárias, produtos para pontos de vendas, slogans, e roteiros de campanhas. Trabalhou na área de marketing da empresa de luxo Sarah Chofakian, especializada no comércio de sapatos femininos, desempenhando a função de organizar a comunicação da marca nas redes sociais, criar e elaborar os materiais institucionais para as coleções, monitorar os produtos necessários para campanhas publicitárias, entre outros. Desenvolveu atividades na área de marketing digital, marketing direto, tratamento de imagens, ilustrações digitais e veiculações de mídias.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Salles, C. A., & Bousso, K. (2018). Procedimentos criativos em "Once Upon a Time": os recursos audiovisuais de apropriação na construção da magia. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 34, 171-182. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p171-182