Arquivos de criação em performance: o processo criativo como poética

Autores

  • Renata Alencar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p48-65

Palavras-chave:

arte contemporânea, arquivos de criação, memória, arquivos em performance

Resumo

O artigo discute obras contemporâneas cujas poéticas se desenvolvem a partir da organização, em plano estético, de arquivos de criação. Nesse momento, ganham centralidade as contribuições teóricas da crítica de processo, em diálogo com a teoria dos arquivos de Jacques Derrida. As obras Unfinished (2005) de Sophie Calle e Fabio Balducci e The Folders (2011) de Nedko Solakov estimulam o debate sobre a memória de uma criação em processo que é posta em performance nessas obras. O próprio processo torna-se, pois, conteúdo arquivável, desvelando tramas de memória que a arte produz sobre si mesma. 

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Biografia do Autor

  • Renata Alencar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Artes pela UFMG. Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduada em Comunicação Social pela PUC Minas. Co-idealizadora e Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu Processos criativos em palavra e imagem, no IEC PUC Minas, desde 2006.

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

Alencar, R. (2018). Arquivos de criação em performance: o processo criativo como poética. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 34, 48-65. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i34p48-65