O papel do projeto gráfico na construção narrativa de livros de literatura infantil contemporâneos

Autores

  • Marta Passos Pinheiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Jéssica Mariana Andrade Tolentino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6992-7005

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p39-53

Palavras-chave:

literatura infantil contemporânea, projeto gráfico, ilustração

Resumo

Os livros de literatura infantil contemporâneos vêm se destacando pelo forte diálogo entre texto escrito e projeto gráfico, do qual fazem parte não apenas as ilustrações, mas também os demais elementos visuais da obra, incluindo as especificações relacionadas à sua materialidade. Partindo da importância do projeto gráfico para tais livros, propomos uma investigação de seu papel na construção da narrativa das obras. Selecionamos para análise os livros Visita à baleia, com texto escrito de Paulo Venturelli e ilustrações de Nelson Cruz; e Inês, com texto escrito de Roger Mello e ilustrações de Mariana Massarani. Trata-se de obras premiadas, em 2013 e 2016, respectivamente, por duas importantes instituições: a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, com o prêmio O Melhor para Criança, e a Câmara Brasileira do Livro, com o prêmio Jabuti. Como referencial teórico, priorizamos os estudos sobre ilustração e projeto gráfico de livros infantis – Nikolajeva e Scott (2011), Moraes (2008), Linden (2011) e Ramos (2013). Pela análise realizada, acreditamos que o projeto gráfico dos livros infantis premiados vem se mostrando fundamental para a construção de significados da obra, contribuindo para o diálogo bem-sucedido entre texto escrito e ilustração.

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Biografia do Autor

  • Marta Passos Pinheiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Possui graduação em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), estágio de doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2004), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). É professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Belo Horizonte (Cefet-MG), atuando como professora, no Ensino Médio, na Graduação em Letras, no Mestrado e no Doutorado em Estudos de Linguagens. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitor de literatura, design de livros para crianças e jovens, crônica, livro didático, letramento literário, literatura infantil e juvenil.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Pinheiro, M. P., & Tolentino, J. M. A. (2019). O papel do projeto gráfico na construção narrativa de livros de literatura infantil contemporâneos. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 37, 39-53. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p39-53