Inventando Histórias na Educação Infantil: a criação de um livro coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p143-154

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura e Produção de Histórias, Livro, Práticas Pedagógicas.

Resumo

A criação de um livro requer vários fatores, tais como: uma ideia, um escritor, um ilustrador, uma editora, a criatividade e a invenção. Em uma sala de aula da Educação Infantil, todos estes fatores estão disponíveis, livres e prontos para serem reunidos, tornando-se livros de histórias. Ao deter-se nessas características, este artigo tem como objetivo relatar a criação da construção de um livro coletivo em uma turma de crianças que têm entre 4 e 5 anos de idade. A metodologia de pesquisa se baseia nos pressupostos da pesquisa-ação, em que o próprio pesquisador assume o trabalho de campo. Na parte inicial do texto, é apresentada a importância da leitura deleite na Educação Infantil e, na sequência, passa-se ao relato de uma prática pedagógica – a criação de um livro de histórias – feita a partir dos conhecimentos e das vivências das crianças pequenas. A materialização do livro construído pelos alunos reafirma a importância do incentivo à leitura cotidiana e da escuta do que as crianças têm a dizer sobre o mundo que as cerca, permitindo criações espontâneas e condizentes ao imaginário infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mellina Silva, Universidade Estadual de Campinas

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialização em Deficiência Auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é professora de educação básica no Centro de Convivência Infantil (CECI) - UNICAMP e mestranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Alfabetização e Educação Infantil.

  • Ana Lúcia Guedes-Pinto, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

    É professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP(1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor (IEL-UNICAMP) e vice-líder do grupo ALLE/AULA (FE/UNICAMP). Tem experiência na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, no antigo Curso de Magistério (2o grau) e na formação inicial e continuada de professores. Atua na área de Educação e de Linguística Aplicada, com ênfase na Formação de Professores (Inicial e Continuada), produzindo trabalhos principalmente na confluência dos seguintes temas: práticas de leitura e escrita, alfabetização, estudos do Letramento, práticas de ensino e estágio supervisionado na formação profissional docente, cotidiano escolar, histórias de leitura, História Oral e Formação de Professores e memória e formação.

Referências

BRASIL, 2016. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Leitura e escrita na educação infantil. Ser criança na educação infantil: infância e linguagem.1.ed. Brasília, 2016.

BRASIL, 2016. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coleção Leitura e escrita na educação infantil. 1.ed. Brasília, 2016.

BRASIL, 2016. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coleção Leitura e escrita na educação infantil. Crianças como leitoras e autoras. 1.ed. Brasília, 2016.

BRASIL, 2013. Ministério da Educação. PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Programa do MEC, com a Resolução n. 12, FNDE, MEC, 2013.

BRASIL, 2012. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela idade certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade 2/Ministério da Educação, Secretaria de Educação, Brasília: MEC, SEB, 2012.

BRASIL, 2010. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, 2010.

BRASIL, 2008. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Fascículo I: Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Fascículo 3: A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento do Ensino. Brasília, 2008.

CERTEAU, M. Teoria e método no estudo no estudo das práticas cotidianas. In: SZMRECSANYI, M. I. (Org.). Cotidiano, Cultura popular e Planejamento urbano, São Paulo. Anais do encontro. São Paulo: FAU/USP, 1895, p. 3-19.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 2002.

COPES, R. J.; SAVELI, E. de L. Programas, Projetos e Campanhas de Incentivo à Leitura: uma visão histórica. Sem ano. Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss11_07.pdf. Acesso em: 06 fev. 2019.

EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. 2. ed. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1989.

GROTTA, E. C. B. Formação do leitor: importância da mediação do professor. In: LEITE, Sergio A. da S. (Org). Alfabetização e letramento: contribuições para a prática. Campinas, SP: Komedi: Arte Escrita, 2001.

GUEDES-PINTO, A. L. Lendo muito e sempre: o papel da leitura de literatura na alfabetização no contexto do PNAIC. In: SILVEIRA, Everaldo et al. Alfabetização na perspectiva do letramento: letras e números nas práticas sociais. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2016. 388 p.; il.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Cefiel, UNICAMP, 2005.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

MAGALHÃES, L. M. et al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular – Língua portuguesa. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Ano 01, Unidade 02. Brasília: MEC, SEB, 2012.

MEIRELLES, C. O menino azul. Rio de Janeiro. Editora Global, 2013.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

SILVA, E. T. da. Unidades de leitura – Trilogia Pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003.

SMITH, L. É um livro. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2010.

TONIN, F. B. Leitura fruição na escola: o que alunos e professores têm a dizer? Campinas: [s.n.], 2016.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

Silva, M., & Guedes-Pinto, A. L. (2019). Inventando Histórias na Educação Infantil: a criação de um livro coletivo. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 37, 143-154. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p143-154