A poética de Mais com mais dá menos: diálogo intermitente entre camadas, colagens, capas, cores, manchas, páginas, palavras, silhuetas e monotipias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p8-24

Palavras-chave:

infância, artefato lúdico, Literatura Infantil, livro-objeto, livro infantil.

Resumo

Para a reedição do livro Mais com mais dá menos, de 2011, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós convidou, como ilustradores e designers, os irmãos Marcelo Drummond e Marconi Drummond. Percebe-se, à primeira visada, desde a capa, a intenção de provocar o leitor mediante um ‘jogo verbo-visual’ em todo o projeto gráfico. A dupla de artistas utilizou o processo criativo analógico em monotipia para as ilustrações, finalizando-as com a inserção de silhuetas como colagens digitais. No presente artigo, objetivou-se criticar o objeto-livro em toda a sua poética: o gesto criativo dos ilustradores ao coletar silhuetas, mobilizados pelo pacto ficcional (personalidade avarenta e burocrática do protagonista da narrativa) e o encontro da letra e da imagem na página (justaposição), tudo isto resultando em níveis de colagens que proporcionam a fruição de diferentes camadas de leitura. O entendimento deste encontro entre palavra e imagem alinha-se aos conceitos dispostos nas obras A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática, de Leo H. Hoek, e Poéticas do visível, de Márcia Arbex, visando qualificar a obra estudada como livro-objeto-visual, isto é, como dispositivo visual capaz de proporcionar uma experiência de leitura multimodal.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássia Macieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professora na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais. Escola de Design - Graduação em Artes Visuais UFMG: Bacharelado em Cinema de Animação; Licenciatura em Letras U. Especialização em Antropologia . Mestrado em Artes / UFMG (1999-2001) e Doutorado em Literatura Comparada: Literatura, outras Artes e Mídias UFMG (2010-2014). Membro do Grupo Intermídia UFMG /CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Artefatos Lúdicos - CNPq. Membro da ATEBEMG - Associação de Teatro de Bonecos de MG; Membro da ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Membro: UNIMA - Union Internationale de la Marionnette. Membro do Comitê de Pareceristas da Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas / UDESC. Membro do Conselho Editorial da Revista Tranverso/UEMG. Bonequeira Atriz ( SATED SRTE/MG 10686 ) . Atua em: artefatos lúdicos (bonecas/os, brinquedos e livros infantis). 

Referências

ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte, Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

BURGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. In: Aletria – Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, n. 14, 11-41, jul./dez., 2006.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

HOEK, Leo H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte, Programa de Pósgraduação em Letras – Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

KRESS, Gunther. Multimodal discourse analysis. In: JEWITT, Carey (Ed.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London: Routledge, 2009.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.

MESSIAS, Adriano. Maurícia. Belo Horizonte: Ed. Baobá, 2014.

PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre, e a linguagem da ruptura. São Paulo: EDUSP, 1993.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Mais com mais dá menos. Belo Horizonte: RHJ, 2011.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Disponível em:<http://www.plataformadoletramento.org.br/download/entrevista-bartolomeucampos-de-queiros.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019.

RIBEIRO, Ana Elisa. O E-mail de Caminha. Belo Horizonte: RHJ, 2014.

SEITZ, William C. The art of assemblage. New York: The Museum of Modern Art, 1961.

Downloads

Publicado

2019-06-26

Como Citar

A poética de Mais com mais dá menos: diálogo intermitente entre camadas, colagens, capas, cores, manchas, páginas, palavras, silhuetas e monotipias. (2019). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 37, 8-24. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i37p8-24