Reflexões sobre os estudos do processo de criação em diálogo com a história da Crítica Genética

Autores

  • Cecilia Almeida Salles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p12-20

Palavras-chave:

crítica genética, crítica de processo, acompanhamento de processo, Vilém Flusser, Rudolf Arnheim

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões sobre a metodologia dos estudos de processos de criação, em diálogo com alguns marcos da história da crítica genética e de sua expansão, a crítica de processo. A discussão será feita a partir do filme O mistério de Picasso de H. Clouzot (1956), do livro The genesis of a painting: Picasso’s Guernica de R. Arnheim (1962) e algumas cartas de V. Flusser (1974) ao artista plástico brasileiro Antônio Henrique Amaral. Serão apresentadas algumas das recorrências desse debate como a constatação do potencial dos documentos ou sobras (Arnheim) dos processos, a delimitação dos objetivos das pesquisas às singularidades dos artistas estudados e os embates com a metodologia do acompanhamento dos processos. Essas conclusões parciais serão levadas para a continuidade das reflexões teórico-críticas aqui propostas, no âmbito da expansão dos estudos sobre processo de criação.

 

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Biografia do Autor

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Profa. Pós-doutora do Programa de Pòs-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Salles, C. A. (2020). Reflexões sobre os estudos do processo de criação em diálogo com a história da Crítica Genética. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 40, 12-20. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p12-20