O meio, a mensagem e suas origens: um estudo acerca do processo criativo divulgado no blog de Adam Curtis

Autores

  • Rafael Ghiraldelli da Silva Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p65-77

Palavras-chave:

BBC, documentário, blog, internet, processo criativo

Resumo

Este trabalho analisa como as postagens no blog oficial do cineasta britânico Adam Curtis (1955- ) – The Medium and the Message (<https://www.bbc.co.uk/blogs/adamcurtis>) – oferecem múltiplos insights sobre o processo criativo de vários de seus últimos projetos no campo do audiovisual. Trabalhando quase que exclusivamente com séries e longas-metragens documentais para os canais de televisão da BBC, Curtis desenvolve há anos uma marca autoral de montagem cinematográfica que consiste na progressiva eliminação de entrevistas com especialistas. Dá-se lugar para o uso extensivo de imagens de arquivo – e nisso, ressignificações acontecem na medida em que tais imagens (e sons) são justapostas e/ou comentadas dentro da argumentação da voz over do saber[1]. Portanto, o que o blog de Curtis nos oferece é, em grande medida, um olhar para os bastidores – isto é, uma divulgação daquilo que se passa na mente (e na mesa de trabalho) de Curtis durante a pré-produção de seus filmes e séries, e que demonstra não só suas virtudes criativas, mas também sua forte consciência tecnopolítica.


[1] NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Ghiraldelli da Silva, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Rafael Ghiraldelli da Silva (Campinas, SP, 1987 – ) é formado como Bacharel – e atualmente mestrando – em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA / Unicamp). Atua como artista visual e ilustrador freelancer na cidade de Campinas / SP e região, além de trabalhar com poéticas voltadas à videoarte, cinema, animação 2D e pintura. Com seu curta-metragem experimental de 2015, "A última guerra em Canudos: a barganha", o artista teve a oportunidade de divulgar seu trabalho em diversas mostras de cinema no Brasil para um grande público, fazendo relação com as múltiplas linguagens pelas quais também se expressa através do tema abordado: a figura humana, inserida em contextos distópicos permeados por tensões entre o imaginário e o real.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Silva, R. G. da . (2020). O meio, a mensagem e suas origens: um estudo acerca do processo criativo divulgado no blog de Adam Curtis. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 40, 65-77. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p65-77