Por uma ciência da imagem: Crítica de Processos de criação e psicanálise como pilares teóricos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p115-127Palavras-chave:
Semiótica, Pragmatismo, Psicanálise, Processos de criação, ImagemResumo
O debate acadêmico sobre a imagem de arte deixa clara sua substância complexa. Este artigo pretende contribuir com as recentes discussões, utilizando-se das perspectivas teóricas encontradas na crítica de processos de criação e na psicanálise para, assim, tratar a imagem como fenômeno imerso em circunstâncias políticas e históricas; interface de troca entre sujeitos; movimento que se torna presença em diferentes épocas e contextos. Privilegia-se uma abordagem interdisciplinar que concilia conhecimento acadêmico e práticas artísticas, explorando as interações entre sujeitos como não-lineares, inferenciais, mnemônicas, imaginativas e geradoras de sentido. O presente trabalho sugere o aprofundamento de vínculos teóricos, destacando possíveis caminhos para uma epistemologia da imagem compatível com os procedimentos artísticos.
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Referências
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