Processo de Criação e Gênese Imaterial da Poesia de Luiz Bacellar

Autores

  • Allison Marcos Leão Universidade do Estado do Amazonas
  • Luana Aguiar Moreira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p209-218

Palavras-chave:

Poesia brasileira, Poéticas orais, Crítica genética, Luiz Bacellar

Resumo

Este texto expõe conclusões obtidas durante a realização de um “Estudo sobre uma poética da repetição: Frauta de barro, de Luiz Bacellar” (1928-2012), poeta amazonense integrante do mais importante movimento cultural do Amazonas no século XX, o Clube da Madrugada. Neste estudo, buscamos compreender que sentidos haveria no gesto de reedição de sua principal obra (Frauta de barro), sempre em diferença, dado que ela teve sete edições, todas com variações significativas. Durante o estudo, levantamos aspectos que estruturam a obra de Bacellar, como suas fontes literárias e artísticas, os estilos poéticos revisitados nos poemas e os conteúdos da cultura popular que circularam dos espaços públicos (e populares) de enunciação para a obra. É curioso que, mesmo com tantas fontes verificadas como estruturantes de Frauta de barro, seu autor não tenha deixado vestígios da criação – entendidos em termos documentais: prototextos, manuscritos, rascunhos, esboços etc. Porém, defenderemos a ideia de que, para uma obra nessas circunstâncias, os bastidores da criação devem ser rastreados para além dos documentos de processo habituais. Assim, elencaremos as fontes que nossos estudos encontraram no campo da produção cultural de natureza popular que serviram como base da composição de Frauta de barro (“causos” populares, cordel, espaços e práticas comunitárias etc.). Em seguida, ponderaremos o grau de inserção e as relações que esses conteúdos passaram a ter para a compreensão da obra e para seu processo de criação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Allison Marcos Leão, Universidade do Estado do Amazonas

    Doutor em Letras pela UFMG (2008). Professor Associado de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Amazonas.

  • Luana Aguiar Moreira, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA).

Referências

BACELLAR, L. Frauta de barro. 9. ed. Manaus: Editora Valer, 2011.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de Fraçois Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

BIASI, P.-M de. O horizonte genético. In: ZULAR, Roberto. Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 219-252.

DUARTE, L. P. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; São Paulo: Alameda, 2006.

KRÜGER, M. F. A sensibilidade dos punhais. Manaus: Edições Muiraquitã, 2011.

MONTEIRO, M. Y. Roteiro do folclore amazônico (Tomo II). 2. ed. Manaus: Edições Fundação Cultural do Amazonas, 1974. (Etnografia Amazônica, I).

MULATINHO, A. Os horrores de Manaus. 4. ed. Secção d’A Tarde – Barroso. Manaus, 1939.

PINO, C. A.; ZULAR, R. Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Leão, A. M., & Moreira, L. A. (2020). Processo de Criação e Gênese Imaterial da Poesia de Luiz Bacellar. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 42, 209-218. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i42p209-218