O processo criativo do poema “The Burglar of Babylon” a partir de uma abordagem sociocrítica

Autores

  • Elisabete da Silva Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Douglas Lima Rodrigues Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p33-44

Palavras-chave:

Crítica Genética, Elizabeth Bishop, Multiterritorialidade, Sociocrítica

Resumo

Este artigo propõe analisar o poema “The Burglar of Babylon”, escrito em 1964 e publicado em 1965 pela escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979). Este estudo adota como abordagem teórico-metodológica a crítica genética, campo interdisciplinar que pode dialogar com outras teorias que ajudem a responder questões referentes à gênese analisada. Levando em consideração que a espacialidade é temática frequente na poética da autora, o conceito de multiterritorialidade torna-se importante para a análise do poema em questão. Além disso, a temática adotada é de cunho social, o que propicia o estudo do rastro sócio-histórico que se apresenta nos manuscritos. O texto trata da história de Micuçú, um criminoso pernambucano que, como tantas outras pessoas, migrou para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, passando a residir no morro da Babilônia, favela carioca da qual Bishop, a partir de seu apartamento no bairro do Leme, tinha vista privilegiada. Propomos reconstituir alguns dos movimentos de gênese a fim de expor algumas das estratégias usadas pela escritora e, especialmente, encontrar elos intertextuais presentes na estruturação sócio-histórica do poema.

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Biografia do Autor

  • Elisabete da Silva Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

    Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Barbosa, E. da S., & Rodrigues, D. L. (2020). O processo criativo do poema “The Burglar of Babylon” a partir de uma abordagem sociocrítica. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 41, 33-44. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p33-44