Poética da rememoração: o processo criativo de O peso do pássaro morto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i43p54-72

Palavras-chave:

Poética da rememoração, O peso do pássaro morto, Experimentação da escrita literária

Resumo

Um dos traços do romance no século XXI é a experimentação das possibilidades expressivas da escrita literária que, distante do realismo mimético, rompe com a escrita convencional. Em O peso do pássaro morto, Aline Bei (2017), a experimentação realiza-se pela opção estética, pela escrita híbrida – nem poema, nem prosa – que vai ao encontro de uma violação sofrida pela protagonista-narradora e experimentada no corpo da escrita. Uma narradora sem nome, mas qualificada por lembranças-cicatrizes, alguém que ‘carrega o peso de um pássaro morto’. O procedimento criativo que conta sobre essas lembranças-cicatrizes nos oferece apenas a etapa final, a obra publicada; não temos os documentos de processo. Caracterizamos essa forma de registro como uma memória poética da construção do romance, isto porque é a voz autoral, presente nas redes sociais digitais, a responsável pelo relato sobre a criação do romance. Refletir sobre essa poética da rememoração constituiu-se no objetivo norteador do estudo desenvolvido.

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Biografia do Autor

  • Elisabete Alfeld, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL),  nos Cursos de Graduação em Letras e Comunicação e Multimeios.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Alfeld, E. (2021). Poética da rememoração: o processo criativo de O peso do pássaro morto. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 43, 54-72. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i43p54-72