Criação em rede: entrelaçamentos entre processos manuais de criação, “faça você mesmo” e compartilhamento em plataformas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p128-140

Palavras-chave:

processos de criação, faça você mesmo , design e artes manuais , cultura das redes, práticas compartilhadas

Resumo

Neste artigo investigamos a recente popularização de ideais como a autonomia, a manualidade e o “faça você mesmo” atrelados aos processos de criação na arte e no design, em diálogo com a cultura das redes. Os conteúdos compartilhados nas redes sociais, em formato de tutoriais, relatos e postagens permitem o estudo de processos manuais de criação e o mapeamento de artistas, coletivos e iniciativas que propõem essa atuação. Por meio do referencial bibliográfico sobre artesanato, design, processos criativos e a cultura das redes, além de dinâmicas produtivas e informacionais da sociedade contemporânea, foi possível compreender como determinadas iniciativas e produções retomam ideias do movimento “faça você mesmo”, formando ambientes virtuais coletivos e de compartilhamento. Observamos que, atualmente, a procura por práticas manuais está conectada à necessidade de atividades que reflitam o tempo artesanal e a contemplação; e o interesse em registrar e acessar documentos de processo demonstra a busca por autonomia e por novos significados para o consumo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dânica Vasques Fagundes Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Bacharel em Design pela UNESP. Integrante dos grupos de pesquisa: Comunicação e Criação nas Mídias (CCM/PUC-SP) e Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura (UNESP). Email: danicavfm@gmail.com

  • Maria Luísa Acioli Falcão de Alencar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda em Design pela FAU-USP, pesquisa sobre visualidade e materialidade do livro independente, práticas artesanais e reprodução digital. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Bacharel em Design pela UFPE. Email: afalencar.marialuisa@usp.br

Referências

BAHIA, Ana Beatriz. Bordaduras na Arte contemporânea brasileira: Edith Derdyk, Lia

Menna Barreto e Leonilson. Artigo de conclusão de curso de especialização, Linguagem Plástica Contemporânea/UDESC. Florianópolis: Periscope Magazine, 2002.

BORGES, Adélia. Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.

CARDOSO, Rafael. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Ubu, 2017.

CASTELS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

CLUBE DO BORDADO. Sobre o Clube do Bordado. Disponível em . Acesso em: 20/06/2021.

CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. Sem paginação. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

HARRIS, Richard. Building a Market: The Rise of the Home Improvement Industry, 1914–1960. Historical Studies of Urban America. Chicago: University of Chicago Press, 2012.

LEÃO, Lucia; SALLES, Cecília. A pesquisa em processos de criação nas mídias: três perspectivas. Rio de Janeiro. ANPAP, Congresso da Associação Nacional dos pesquisadores em artes plásticas, 2011.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MEGGS, Philip B. História do design gráfico: Philip B. Meggs e Alston W. Purvis. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MIGUEZ, Paulo. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, Gisele (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 95-113.

MUNIZ JR., José de Souza. Girafas e bonsais: editores “independentes” na Argentina e no Brasil (1991-2015). 335f. Tese (doutorado em Sociologia) Orientador: Sergio Miceli Pessôa de Barros. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MUSSO, Pierre. A filosofia da rede. In: PARENTE, André (Org.). Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.17-38.

SALLES, Cecília. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Ed.Horizonte, 2006.

SALLES, Cecília. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação. São Paulo: EDUC, 2008.

SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Machado, D. V. F. ., & Alencar, M. L. A. F. de. (2021). Criação em rede: entrelaçamentos entre processos manuais de criação, “faça você mesmo” e compartilhamento em plataformas digitais. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 128-140. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p128-140