Criar sob o regime da imagem-técnica: uma leitura de Videodrome e Marília Garcia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p56-67

Palavras-chave:

tecnologia, imagem-técnica, subjetividade, literatura, cinema

Resumo

Este trabalho traz algumas reflexões sobre a produção de subjetividades na contemporaneidade, levando em conta os regimes de virtualização e digitalização que vigoram na relação dos sujeitos com as tecnologias de comunicação. As reflexões partem da análise de objetos artísticos – o filme Videodrome(1983), de David Cronemberg, e poemas de Marília Garcia, publicados nos livros Câmera Lenta(2017) e Parque das ruínas(2018). Assim, propomos observar como que objetos artísticos podem revelar subjetividades a respeito dos paradoxos da relação com as tecnologias de sua época, em especial as tecnologias de comunicação fundadas na produção e circulação de imagens-técnicas, que atuam diretamente na percepção do tempo e do espaço, e nos paradigmas de deslocamento e velocidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yasmin Bidim Pereira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

    Doutoranda em Estudos de Literatura pela UFSCar. É bacharel e mestre em Imagem e Som também pela UFSCar e Integrante do NEPPOC – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Poesia Contemporânea. Trabalha como pesquisadora e educadora de arte e cultura, artista multimídia e produtora cultural. Produz o canal Poesia em Obra, no YouTube, no qual divulga seus poemas visuais e também o blog A Terra é Plena. Em 2020 lançou seu primeiro livro de poemas, o Livro dos Interiores. Tem ensaios e poemas publicados na revista Crua (Bombinhas, SC), jornal Relevo (Curitiba, PR), revista Totem & Pagu (online), Revistaria (online), Mallarmargens (online), dentre outros.

Referências

Deleuze, G. Cinema 2 – A imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.

Flusser, Vilém. O Universo da Imagens Técnicas: elogioa à superficielidade. São Paulo: Annablume, 2018.

Flusser, Villém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

Garcia, M. Câmera lenta. São Paulo: Companhia da Letras, 2017.

Garcia, Marília. Parque das ruínas. 1. ed. São Paulo: Luna Parque, 2018.

Lima, Lucas Sanches. 5. Institucionalização. Relevo, Curitiba, p. 15–16, 2020.

Manovich, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación: la imagen en la era digital. Barcelona: Paidós, 2005.

Miskolci, Richard. Sociologia Digital: notas sobre pesquisa na era da conectividade. Contemporânea - Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 278–297, 2016. Disponível

em: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/525/211.

Parente, A. Introdução - Os Paradoxos da Imagem-Máquina. In: Imagem-Máquina. 2. ed. São Paulo: 34, 1993.

Paz, Octavio. Signos em rotação. [s.l.] : Perspectiva, 1996.

Salgado, L. S.; Oliva, J. T. A produção de uma intimidade ubíqua, esteio da fratura social. Discurso e Sciedade, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 432–448, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Santos, Y. B. P. dos . (2021). Criar sob o regime da imagem-técnica: uma leitura de Videodrome e Marília Garcia. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 56-67. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p56-67