e-Imigrações como um work in progress

Autores

  • Alckmar Luiz dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Soares Duarte
  • Vinícius Rutes Henning Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p194-204

Palavras-chave:

Criações literárias digitais, e-Imigrações, filosofia da arte

Resumo

O propósito deste artigo é mostrar como se deu a passagem das intenções iniciais à criação literária digital e-Imigraçõesapresentando-a como um work in progresse não como ela pode ser lida já pronta (em https://www.editorainverso.com.br/livro-digital[1]). De certo modo, isso pode ser entendido como a tradução dinâmica de um esquema inicial abstrato em uma criação que aos poucos vai-se tornando concreta.. Quando de sua construção, a primeira dificuldade com que deparamos foi o fato de ela pôr em diálogo três diferentes linguagens (a das histórias-em-quadrinhos, a da poesia verbal e a da programação computacional). Isso representou a ameaça constante de criarmos não uma, mas três obras distintas que não dialogariam minimamente entre si. Em termos de método de criação, esse é o primeiro obstáculo a ser enfrentado, é a primeira ação a ser encetada em qualquer criação literária digital. Para discutir essas questões que surgiram ao longo da criação de e-Imigrações, neste artigo exploramos a documentação técnica e criativa por trás da obra. Com isso, tornamos públicas as fontes primárias, por assim dizer, que estão na gênese de nossa criação.

 

[1]É fundamental que se navegue pela obra, antes de ler este artigo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alckmar Luiz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor-titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL).

  • Rafael Soares Duarte

    Doutor em Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do NuPILL.

  • Vinícius Rutes Henning, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduando em Letras na Universidade Federal de Santa Catarina, membro do NuPILL.

Referências

Duarte, Rafael Soares. “A página infinita: leitura de algumas possibilidades narrativas nas Webcomics”. In: FREITAS, Deise J. T. de; DUARTE, Rafael Soares [org.]. Literaturas entre o digital e o analógico. Teresina: Edufpi, 2013, pp.29-39.

Duarte, Rafael Soares. “Uso de elementos verbo-visuais analógicos na criação de poemas digitais”. Texto Digital. v. 14 n. 2 (2018).

Luiz dos Santos, Alckmar. “Como criações literárias digitais põem em diálogo a poética e a tecnologia”. FRONTEIRAZ. , v.18, p.17 - 29, 2017.

Luiz dos Santos, Alckmar. “Novos processos de criação literária”. Revista da ANPOLL (Online). , v.1, p.77 - 98, 2014.

Luiz dos Santos, Alckmar. “Quelques questions concernant les genres, à partir de l’actuelle littérature numérique brésilienne”. In: TOMICHE, Anne. Le Comparatisme comme approche critique Comparative Literature as a Critical Approach. Littérature, science, savoirs et technologie / Literature, Knowledge, Science and Technology. Tomo 6. Paris: Garnier, 2017, pp. 331-345.

Luiz dos Santos, Alckmar. “Roteiros de uma poética: A derrubada do Sarrià”. DATJournal Design Art and Technology. , v.2, p.55 - 63, 2017.

Luiz dos Santos, Alckmar. “The cosmonaut: A Digital Creation”. MATERIALIDADES DA LITERATURA, v.6.2, p.231 - 245, 2018.

Spiegelman, Art. “Maus”. Raw Magazine. New York: Penguim Books, 1980-1991.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Santos, A. L. dos, Duarte, R. S., & Henning, V. R. (2021). e-Imigrações como um work in progress. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 194-204. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p194-204