Cara de ladrão: Um breve ensaio sobre desarticulações ao colonialismo a partir do conto "As teorias do Dr. Caruru" de Lima Barreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p195-202

Palavras-chave:

Ladrão, Desarticulações, Lima Barreto, Raciais, Caruru

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a análise sobre as desarticulações ao colonialismo expressadas pelo autor brasileiro Lima Barreto em seu conto As teorias do Dr. Caruru, tecendo por intermédio de uma narrativa linguístico-científica maneiras possíveis para o desmonte ideológico produzido pelo cientificismo europeu, intrínseco no âmbito cultural, através das teorias raciais, consideradas ainda na atualidade sob o ponto de vista dos sujeitos criminalizados, erguendo a expressão “cara de ladrão” intermediada por tais teorizações médicas fundantes do racismo estrutural em vias socio-criminais, penais e da construção imagética do sujeito negro a partir de suas características fenotípicas. Tal estudo apresenta resultados que relacionam-se diretamente com as problemáticas socio-culturais enfrentadas atualmente pela população negra no Brasil, tendo como resultantes da proposta enunciada um diagnóstico histórico-cultural paralelo as impregnações das pseudociências de raça nos processos construtivos de fomentos culturais brasileiros, que integram fundamentalmente o conhecimento sobre a nação em sua esfera identitária, através da criticidade apontada pela revisão bibliográfica de tais objetos abordados e seus campos discursivos, buscando flagrar suas características e relações. A análise promovida realça a necessidade de materiais teórico-metodológicos esquivos, que empenhem uma reconfiguração das margens destas produções culturais através da fabricação de saberes do absolutismo científico eurocentrificado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Reis Santos Alves, Universidade Federal da Bahia

    Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) em 2021, atualmente é mestrando pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), inserido na linha de pesquisa "Documentos da memória cultural", orientado pela Profa. Dra. Carla Dameane Pereira de Souza e aluno também do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo. In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2013. p. 55-73.

BARRETO, L. As teorias de Dr. Caruru. In: SCHWARCZ, L. M (org.). Contos completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

DALCASTAGNÈ, R. O lugar de fala. In: DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território conquistado. Vinhedo: Horizonte, 2012, p. 17-48.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

PELBART, P. P. Por uma arte de instaurar modos de existência que “não existem”. In: MAYO, N. E., BÉLTRAN, E. (org.). Catálogo da 31ª Bienal de São Paulo — Como (…) coisas que não existem. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2014, p. 250–265.

SILVA, J. A. Anotações esparsas sobre literatura e método: o exemplo de Lima Barreto. In: SOUZA, A. L. et al. (org.) Rasuras epistêmicas das (est)éticas negras contemporâneas. II Seminário Rasuras, 2017, Salvador. Anais. Salvador: Edição Organismo e Grupo Rasuras, 2020, p. 125–132. Disponível em: <http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wp-content/uploads/2020/05/96062f_6b256fcf65bc47338c4a2b471de55f8b.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2022.

SILVA, J. A. (org.). Contemporaneidades periféricas. Salvador: Editora Segundo Selo, 2018.

SODRÉ, M. Genealogia do conceito. In: SODRÉ, M. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005, p. 11–71.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Alves, G. R. S. (2022). Cara de ladrão: Um breve ensaio sobre desarticulações ao colonialismo a partir do conto "As teorias do Dr. Caruru" de Lima Barreto. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 47, 195-202. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i47p195-202