Entre o pó de cimento e o sopro de esperança: experiências com curadoria e fotografia na escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p75-88Palavras-chave:
Escola, Fotografia, Abordagem Triangular, Curadoria, DispositivoResumo
O presente texto relata uma experiência com fotografia, realizada no Projeto Caminhos do Concreto em uma escola da rede municipal de São Paulo, em 2018, e entrelaça a mesma com saberes sobre o dispositivo da curadoria com base em Cinara Barbosa de Sousa (2013). O Projeto Caminhos do Concreto surgiu a partir do interesse dos(as) estudantes por fotografia e teve como metodologia as ações propostas pela Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa — portanto, ações como contextualização, leitura e criação em artes visuais foram contempladas no percurso do trabalho —, e como produto final a Exposição Caminhos do Concreto. Essas ações possibilitaram refletir sobre dispositivos curatoriais, tais como: curadoria como jogo, neutralidade, mediação, fruição, estudos sobre o espaço expositivo, planejamento e abertura. Esses dispositivos serão revisitados nestes escritos, referenciados em Sônia Fernandes (2021); Cinara Barbosa de Sousa (2013) e Rosely Nakagawa (2020).
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. T. B. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FERNANDES, S. O dispositivo da curadoria. Encontros dialogados na disciplina “Curadoria Educativa: Elementos para uma Prática Crítico-Reflexiva da Arte-Educação em Instituições Museológicas e Espaços Culturais”. ECA (USP), 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NAKAGAWA, R. Workshop MAC - Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público (Encontro 1/2). Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UoBhEj26OsQ>. Acesso em: 20 ago. 2020.
NAKAGAWA, R. Workshop MAC - Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público (Encontro 2/2). Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-bKAwluPQTM>. Acesso em: 21 ago. 2020.
RIZZI, M. C. S. Caminhos Metodológicos. In: Barbosa, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.63-70.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Ensino Fundamental: Arte. 2. ed. São Paulo: SME / COPED, 2019. p. 10-71. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50636.pdf>. Acesso em: 08 out. 2022.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Direitos de aprendizagem dos ciclos interdisciplinar e autoral: Arte. – SME / COPED, 2016a. – (Coleção Compone~~~.0ntes Curriculares em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria).
SÃO PAULO (SP). Portaria Secretaria Municipal de Educação (SME) nº 7991, de 13 de dezembro de 2016b. Define normas complementares e procedimentos para a implementação do “Programa Imprensa Jovem”, e dá outras providências. Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 14/12/2016.
SAO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Programa Mais Educação São Paulo: Subsídios para a implantação. São Paulo: SME / DOT, 2014.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Projeto Especial de Ação Protagonismo na Escola: reflexões e práticas de professoras e professores pesquisadores. São Paulo, Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Oliveira, 2018.
SOUSA, C. B. O dispositivo da curadoria: entre seleção, conceito e plataforma. Brasília. 2013. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Adriano José Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.