O diário do autor louco, de Edvard Munch (1863–1944)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p300-319Palavras-chave:
Diário, Documento histórico, Fonte literária, Museu Munch, Edvard MunchResumo
A premissa maior da tradução do norueguês ao português do manuscrito MM T 2734, intitulado O diário do autor louco, de Edvard Munch (1863-1944), é que, vez por outra, um documento arquivístico pode ser tratado, por suas características, como uma obra literária – o diário entendido como gênero literário, sem entrar no mérito da qualificação desta obra como faz um crítico literário –, ao mesmo tempo em que é considerado, por seu conteúdo pertencente à outra época – com a demanda de pesquisar seu contexto –, como um documento histórico. Por outro lado, tal tradução é também uma forma de democratização de uma fonte primária, considerando que quão maior for o alcance de sua cultura material – ainda que pela via do espaço virtual –, maiores as chances de se compreendê-la como fonte histórica, que, sendo neste caso um diário, é também um objeto de preparo à expressão artística, escrita e/ou pictórica.
Downloads
Referências
ALONSO FERNÁNDEZ, L. Museología y museografía. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2001.
BØE, H. Edvard Munchs håndskrift. Disponível em: https://emunch.no/ART_MunchsHandWriting.xhtml. Acesso em: 03 ago. 2022.
BØE, H. Edvard Munch’s Written Language and Handwriting. Disponível em: https://emunch.no/ENGART_emunch_boee_eng.xhtml. Acesso em: 11 set. 2022.
EIDE, Ø. The Aim of Digitising: More than just Reading Texts. Disponível em: https://www.emunch.no/ENGART_emunch_eide_eng.xhtml. Acesso em: 11 set. 2022.
HOWE, J. Nocturnes: The music of melancholy, and the mysteries of love and death. In: HOWE, J. (Ed.). Edvard Munch: Psyche, Symbol and Expression at the Charles S. and Isabella V. McMullen Museum of Art, Boston College [Exhibition catalog with scientific articles]. Chicago: University of Chicago Press, 2001, p. 48–74.
JABLONKA, I. A história é uma literatura contemporânea: manifesto pelas ciências sociais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020.
PRIDEAUX, S. Edvard Munch: behind the Scream. New Haven and London: Yale University Press, 2005.
RUMBLE, V. The Scandinavian conscience: Kierkegaard, Ibsen, and Munch. In: RUMBLE, V. Edvard Munch: Psyche, Symbol and Expression at the Charles S. and Isabella V. McMullen Museum of Art, Boston College [Exhibition catalog with scientific articles]. Chicago: University of Chicago Press, 2001, p. 20–30.
WALSER, R. “Das Kind (III)”. In: Die rose. Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ludmila Menezes Zwick
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.