Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134

Palavras-chave:

Processos de criação, Práticas educacionais, Criação em grupo, Entrevista

Resumo

Entrevista realizada por Patrícia Dourado, em janeiro de 2023, às professoras Ana Clara Santos, Ana Isabel Soares, Mirian Tavares & Cecilia Salles, sobre a nova Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Dourado, Universidade do Algarve

Investigadora de Pós-Doutorado no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora Convidada da Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. É Editora e Investigadora Responsável pela Coleção Processo de Criação e Editora de Seção da Rotura — Revista de Comunicação, Cultura e Artes das Edições CIAC. É também Membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, tendo feito doutorado e mestrado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com Doutorado Sanduíche no CIAC/Universidade do Algarve. Estuda os processos de criação em geral e do cinema em específico, com foco nas práticas de roteiro do cinema.

Ana Clara Santos, Universidade do Algarve

Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade do Algarve, onde atualmente é Diretora da Pós-Graduação em Processos de Criação daquela instituição. Doutorada em Literatura Francesa na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (1996), é membro efetivo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (prémio Hervé Deluen da Academia Francesa em 2014) na qual é, atualmente, presidente honorário e codirige a SIHFLES (Paris). Dirige a revista Synergies Portugal, a coleção de teatro «Entr’acte: études de théâtre et de performance» e codirige, na mesma editora (Le Manuscrit, Paris), a coleção «Exotopies» da APEF. Possui uma vasta obra publicada a nível nacional e internacional nos seguintes domínios de investigação: genética teatral, recepção e tradução da literatura e dramaturgia francesas, história do espetáculo português (século XIX), história do ensino do francês em Portugal.

Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve

Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, onde leciona desde 1996 e ali dirige, desde 2021, o Departamento de Artes e Humanidades. Fez doutorado em Teoria da Literatura na Faculdade de Letras de Lisboa (2003) e pós-doutorado no mesmo programa, sobre cinema português e poesia (2009). Integrou a equipe inicial do Plano Nacional de Cinema no Ministério da Educação e Ciência (2011–2012). Foi um dos fundadores e primeira presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (2010–2014) e é membro do seu Conselho Consultivo. É Membro Integrado do CIAC. Tem várias publicações de sua autoria sobre cinema e poesia portuguesa e traduções para língua portuguesa de poesia, romance e teoria fílmica e literária. Colabora regularmente com crônicas e críticas nas revistas Algarve Informativo, Almanaque e Umbigo Online.

Mirian Tavares, Universidade do Algarve

Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve (UAlg) e Coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Assume ainda o cargo de Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, lecionado em parceria entre a UAlg e a Universidade Aberta. No plano internacional, assume a vice-presidência da Associação Internacional de Arte Computacional — ARTECH-Int, que articula com outras funções de relevo a nível nacional. É Membro da equipa de curadores da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e Diretora da Rotura — Revista de Comunicação, Cultura e Artes. É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Cecilia Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cecilia Salles é Professora Titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP. Fez doutorado e mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica genética (2008), Redes da criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Dourado, P., Santos, A. C., Soares, A. I. ., Tavares, M., & Salles, C. (2023). Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, (48), 127-134. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134