Percurso artístico coletivo: o caso da revista Guapa

Autores

  • Germana G. de Araujo Universidade Federal de Sergipe
  • Fabiana Grassano Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p173-192

Palavras-chave:

Produção coletiva, Revista de artista, Documento de percurso

Resumo

Durante o período pandêmico decorrente da Covid-19 (2020-2022), pessoas de distintos lugares do Brasil puderam se reunir de maneira remota para dialogar, refletir e produzir livros de artista no curso on-line “Dobras de si”. A primeira versão do curso foi tão estimulante que, após o término das aulas, alguns participantes resolveram continuar juntos para pesquisar e produzir livros de artista. Surgia o grupo Guapa, que, para manter a vivacidade da produção criativa, criou uma revista de artista com periodicidade semestral. Em um amistoso banquete de ideias, os artistas oferecem um diálogo produtivo e coletivo que potencializa as percepções individuais. Para o desenvolvimento deste artigo, acessaram-se os documentos de registro do processo criativo para a manufatura das páginas da revista que os artistas compartilham entre o grupo, com o propósito de agregar informação à metodologia de produção. Assim, corrobora-se o pensamento de Salles de que o processo faz parte da história da obra e, por isso, deve ser contemplado, mesmo que seja transitório. Textos de outros estudiosos do processo criativo, como Ostrower, também foram consultados. A discussão final é sobre o resultado de um percurso coletivo que preserva a produção artística individual, mas, sobretudo, o aproveitamento de um processo criativo realizado em conjunto e em diálogo, elementos fundamentais para a concretização da revista. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Germana G. de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Cultura e Sociedade - POSCULTURA/UFBA. Professora na Universidade Federal do Sergipe-UFS.

  • Fabiana Grassano, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Doutoranda em Artes Visuais, Instituto de Artes-Unicamp.

Referências

ARTE CONTEMPORÂNEA e a Crítica dos Processos Criativos [webconferência ministrada por Cecília Salles]. [S. l.: s. n.], 16 jul. 2021. 1 vídeo (1:48 min). [Live]. Publicado pelo canal Dragão do Mar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VyEcY4nvcLs. Acesso em: 20 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manejo de corpos no contexto da doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2: Covid-19. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/recomendacoes/manejo-de-corpos-no-contexto-da-covid-19. Acesso em: 10 jan. 2023.

DOBRAS DE SI. Impermanências [exposição virtual], 2020. Disponível em http://dobrasdesi.com.br/impermanencias. Acesso em: 23 fev. 2023.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1978.

POYNOR, R. Abaixo as regras. Tradução de Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2010.

REVISTA GUAPA. Edição 1. São Paulo: Grupo Guapa, 2021.

REVISTA GUAPA. Edição 2. São Paulo: Grupo Guapa, 2022.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. São Paulo: Intermeios, 2011.

SALLES, C. A. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Araujo, G. G. de, & Grassano, F. (2023). Percurso artístico coletivo: o caso da revista Guapa. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 49, 173-192. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p173-192