n. 48 (2022): Educação e processos de criação: relações contemporâneas

					Visualizar n. 48 (2022): Educação e processos de criação: relações contemporâneas

Editores: Edson do Prado Pfützenreuter, Eliana Ayoub, Mariana Henriques Duarte Carlin, Paula Martinelli e Wagner Miranda Dias.

Diagramação: Larissa Kurata

Design da capa: Mariana Henriques Duarte Carlin

Revisora: Larissa Kurata.

Editoras responsáveis: Patrícia Kiss Spineli e Katerina Kaspar.

Publicado: 2022-02-22

Editorial

  • Educação e processos de criação: relações contemporâneas

    Paula Martinelli, Edson do Prado Pfützenreuter, Eliana Ayoub , Mariana Henriques Duarte Carlin, Wagner Miranda Dias
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p1-5

Prelúdio

Ateliê

  • Processos de criação do professor-autor: esboços para a composição de uma paisagem em movimento

    Renata Alencar, Tailze Melo Ferreira
    22-38
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p22-38
  • Imersões poéticas e processos criação na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas

    Márcia Maria Strazzacappa Hernández, Mirza Ferreira
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p39-55
  • Relato de uma experiência no enfrentamento de um caso de bullying com jogos teatrais como metodologia ativa para a resolução de conflitos

    Marina Meyer Aguirre de Andrade, Letícia Rodrigues Frutuoso
    56-74
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p56-74
  • Entre o pó de cimento e o sopro de esperança: experiências com curadoria e fotografia na escola

    Adriano José Pinheiro
    75-88
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p75-88
  • O caderno do pequeno artista: expressão e transformação no desenho da segunda infância

    Micaela Regina de Oliveira Silva
    89-108
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p89-108

Diálogo

  • Educação e criatividade na formação docente

    Edson Pfutzenreuter, Guilherme do Val Toledo Prado, Ana Maria Rodriguez Costas
    109-126
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p109-126
  • Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve

    Patrícia Dourado, Ana Clara Santos, Ana Isabel Soares, Mirian Tavares, Cecilia Salles
    127-134
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134

Facsímile

Incipit

  • Arquivos literários — a vanguarda ativando os meios de conservação

    Aline Leal Barbosa, Marília Rothier Cardoso
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p151-164
  • O arquivo como espaço topológico: contribuições críticas de uma categoria para pensar um arquivo literário digital

    Susana Gómez, María Alejandra Alí
    165-179
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p165-179
  • No limiar entre carta, poesia e tradução: uma leitura de Katherine Mansfield e Ana Cristina Cesar

    Talissa Ancona Lopez
    180-192
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p180-192
  • A construção da rede literária americanófila de D. Pedro II a partir de seus documentos de processo

    Adriano Mafra
    193-212
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p193-212

Passado a limpo

  • Passado a limpo

    Aline Novais de Almeida
    213-215
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p213-215