A rasura não visível capturada em processo de escrita colaborativa na sala de aula

Autores

  • Cristina Felipeto Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura https://orcid.org/0000-0003-3729-0796
  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p92-103

Palavras-chave:

Rasura, Escrita colaborativa, Processo de escrita, Escreventes novatos

Resumo

Através de uma análise microgenética, amparada pela Genética Textual e propiciada pelo Sistema Ramos e com suportes teóricos vindos da Linguística da Enunciação e da Psicologia cognitiva, este trabalho tem por objetivo estudar rasuras não visíveis que, realizadas em momentos de revisão que ocorreram tanto durante a produção textual, quanto após o texto já concluído, apontam para a grande complexidade de um processo de escritura, muito para além do que pode ser visto a olho nu. O corpusanalisado foi produzido colaborativamente por uma díade de alunas recém alfabetizadas do 1º ano do ensino fundamental, ambas com quase 7 anos de idade. Os resultados mostraram que 1/3 das rasuras produzidas foi de rasuras não visíveis. Elas embaralham as funções de substituição e adição, de modo que propomos interpretar essas rasuras como sendo rasuras não visíveis cuja função é a de transformação. Essa rasura não apaga, por um traçado, nenhum elemento anterior e, na sua continuidade ou contiguidade adiciona uma letra, um traço, um sinal, para transmutá-lo, corrigí-lo.

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Biografia do Autor

  • Cristina Felipeto, Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura

    Pesquisadora na área de Gênese Textual envolvendo alunos do ensino fundamental I e II. Desenvolve pesquisas cujo foco é a rasura, o processo de escrita colaborativa e os erros produzidos pelos alunos em situação escolar.

  • Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas

    Pesquisador do CNPq, professor vinculado ao Centro de Educação – CEDU/UFAL, ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – PPGLL, ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE e coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar – LAME.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Felipeto, C., & Calil, E. (2021). A rasura não visível capturada em processo de escrita colaborativa na sala de aula. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 92-103. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p92-103