Prorrogação de prazo: chamada aberta - dossiê 45

2021-07-31

Crítica genética e cinema: uma abordagem aos processos de criação.

Se o objetivo da crítica genética sempre foi, desde sua origem, apreender o processo de construção literária, e seu objeto de estudo os traços deixados pelo escritor no manuscrito, então ela deve, necessariamente, romper a barreira literária e ampliar os seus limites além da palavra (Salles, 2002, p. 62).

O foco da crítica genética nas artes visuais centra-se no exame dos registros materiais deixados pelos artistas no decorrer do processo criativo (rascunhos, esboços, notas, desenhos, dentre outros). Assim, há a possibilidade de materializar uma morfologia da criação, mantendo todas as perspectivas iniciais e de desenvolvimento contidas nos documentos, e abrindo as portas a conceitos tão desafiadores tais quais a estética do inacabado. As palavras de Salles (2000, p. 63) apontam para uma adaptação metodológica, intrínseca à crítica genética, para o estudo de documentos que surgem de todas as formas de expressão artística. 

No caso do cinema, a pesquisa genética deve sempre buscar a interdisciplinaridade, como já adiantou o dossiê da Manuscrítica editado por Monica Gama, Claudia Amigo Pino e Josette Monzani (2010).

As áreas que contribuem para a materialização de um filme abordam diferentes linguagens: desde a escrita do roteiro, passando pela elaboração de storyboards, de esboços, de recortes e colagens, até a produção de maquetes de diferentes dimensões e de materiais como amostras de tecidos para o figurino.

O foco da crítica genética dado ao estudo do cinema pressupõe uma reavaliação do corte final como único objeto de arte concebível, na medida em que sua metodologia envolve a investigação do processo criativo e das motivações dos criadores. Com a crítica genética, tempo e movimento tornam-se conceitos fundamentais para a compreensão dos processos cinematográficos.

Serão aceitas contribuições que se adequem às Diretrizes para autores e às diferentes seções da revista. Os trabalhos serão recebidos até o dia 15 de outubro de 2021 e serão avaliados pelo sistema de avaliação duplo-cega. Site da revista: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/about/submissions  

LINHAS TEMÁTICAS:

  • Processos de criação dos “autores” do cinema
  • Discussões teóricas sobre a noção de autoria no cinema
  • Os ofícios (métiers) do cinema
  • Meio e métodos de criação no cinema
  • O cinema e sua relação com outras artes
  • Antropologia do cinema
  • Processos criativos contra imposições artísticas ou censura

BIBLIOGRAFIA:

  • Alonso-García, Luis (2013). El saber hacer del proceso fílmico: del cineasta al filmólogo. Archivos de la Filmoteca, 71.
  • Aumont, Jacques (2004). Las teorías de los cineastas. Barcelona: Paidós.
  • Lois, Élida (2005). De la filología a la genética textual. Historia de los conceptos y las prácticas. En: Cómo editar la literatura latinoamericana del siglo XX. París: CRLA-Archivos, pp. 47 – 83.
  • Loureiro Chaves, C. G. (2012). Processo criativo e composição musical: proposta para uma crítica genética em música. Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, X Edição, Porto Alegre: Pontifícia Universidade católica do Río Grande.
  • Gama, M.; Pino, C. A.; Monzani, J. (Eds) (2010). Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, 19. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/article/view/177675. Acesso em: 28 abr. 2021.
  • Salles, Cecília (1998). Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: FAPESP e Annablume.
  • Salles, Cecília (2008). Crítica Genética - Fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC.
  • Vauthier, B. (2013). ¿Crítica textual? ¿Critique génétique? ¿Filologia d’autore? Edición de manuscritos hispánicos contemporáneos e hispanismo (inter)nacional. Lo que los archivos cuentan.
  • AA (1993). Textos y manifiestos del cine. Madrid: Cátedra.

Editores do dossiê: 

Caterina Cucinotta (Universidade NOVA de Lisboa)
Jesús Ramé (Universidad Ray Juan Carlos, Madrid)
Lea Hafter (Universidad Nacional de La Plata)