Entre o pó de cimento e o sopro de esperança: experiências com curadoria e fotografia na escola

Autores

  • Adriano José Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p75-88

Palavras-chave:

Escola, Fotografia, Abordagem Triangular, Curadoria, Dispositivo

Resumo

O presente texto relata uma experiência com fotografia, realizada no Projeto Caminhos do Concreto em uma escola da rede municipal de São Paulo, em 2018, e entrelaça a mesma com saberes sobre o dispositivo da curadoria com base em Cinara Barbosa de Sousa (2013). O Projeto Caminhos do Concreto surgiu a partir do interesse dos(as) estudantes por fotografia e teve como metodologia as ações propostas pela Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa — portanto, ações como contextualização, leitura e criação em artes visuais foram contempladas no percurso do trabalho —, e como produto final a Exposição Caminhos do Concreto. Essas ações possibilitaram refletir sobre dispositivos curatoriais, tais como: curadoria como jogo, neutralidade, mediação, fruição, estudos sobre o espaço expositivo, planejamento e abertura. Esses dispositivos serão revisitados nestes escritos, referenciados em Sônia Fernandes (2021); Cinara Barbosa de Sousa (2013) e Rosely Nakagawa (2020).

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Biografia do Autor

  • Adriano José Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Educação pelo PPG em Educação–Unicamp, membro do grupo de pesquisa Laborarte (Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação) e coordenador pedagógico na Prefeitura Municipal de São Paulo.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Pinheiro, A. J. (2023). Entre o pó de cimento e o sopro de esperança: experiências com curadoria e fotografia na escola. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 75-88. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p75-88