Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134

Palavras-chave:

Processos de criação, Práticas educacionais, Criação em grupo, Entrevista

Resumo

Entrevista realizada por Patrícia Dourado, em janeiro de 2023, às professoras Ana Clara Santos, Ana Isabel Soares, Mirian Tavares & Cecilia Salles, sobre a nova Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Dourado, Universidade do Algarve

    Investigadora de Pós-Doutorado no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora Convidada da Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. É Editora e Investigadora Responsável pela Coleção Processo de Criação e Editora de Seção da Rotura — Revista de Comunicação, Cultura e Artes das Edições CIAC. É também Membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, tendo feito doutorado e mestrado no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com Doutorado Sanduíche no CIAC/Universidade do Algarve. Estuda os processos de criação em geral e do cinema em específico, com foco nas práticas de roteiro do cinema.

  • Ana Clara Santos, Universidade do Algarve

    Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade do Algarve, onde atualmente é Diretora da Pós-Graduação em Processos de Criação daquela instituição. Doutorada em Literatura Francesa na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (1996), é membro efetivo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (prémio Hervé Deluen da Academia Francesa em 2014) na qual é, atualmente, presidente honorário e codirige a SIHFLES (Paris). Dirige a revista Synergies Portugal, a coleção de teatro «Entr’acte: études de théâtre et de performance» e codirige, na mesma editora (Le Manuscrit, Paris), a coleção «Exotopies» da APEF. Possui uma vasta obra publicada a nível nacional e internacional nos seguintes domínios de investigação: genética teatral, recepção e tradução da literatura e dramaturgia francesas, história do espetáculo português (século XIX), história do ensino do francês em Portugal.

  • Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve

    Professora Auxiliar na Universidade do Algarve, onde leciona desde 1996 e ali dirige, desde 2021, o Departamento de Artes e Humanidades. Fez doutorado em Teoria da Literatura na Faculdade de Letras de Lisboa (2003) e pós-doutorado no mesmo programa, sobre cinema português e poesia (2009). Integrou a equipe inicial do Plano Nacional de Cinema no Ministério da Educação e Ciência (2011–2012). Foi um dos fundadores e primeira presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (2010–2014) e é membro do seu Conselho Consultivo. É Membro Integrado do CIAC. Tem várias publicações de sua autoria sobre cinema e poesia portuguesa e traduções para língua portuguesa de poesia, romance e teoria fílmica e literária. Colabora regularmente com crônicas e críticas nas revistas Algarve Informativo, Almanaque e Umbigo Online.

  • Mirian Tavares, Universidade do Algarve

    Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve (UAlg) e Coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC). Assume ainda o cargo de Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, lecionado em parceria entre a UAlg e a Universidade Aberta. No plano internacional, assume a vice-presidência da Associação Internacional de Arte Computacional — ARTECH-Int, que articula com outras funções de relevo a nível nacional. É Membro da equipa de curadores da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e Diretora da Rotura — Revista de Comunicação, Cultura e Artes. É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

  • Cecilia Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Cecilia Salles é Professora Titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP. Fez doutorado e mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica genética (2008), Redes da criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Dourado, P., Santos, A. C., Soares, A. I. ., Tavares, M., & Salles, C. (2023). Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 127-134. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134