Inteligência artificial aplicada à criação artística: a emergência do novo artífice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p68-81

Palavras-chave:

arte e inteligência artificial, arte e tecnologia, teoria da arte, crítica da arte, playform

Resumo

A iminência dos desenvolvimentos tecnocientíficos observados sobretudo a partir dos anos 1960 tem ampliado as maneiras como artistas podem se expressar, principalmente mediante a adoção e colaboração com interfaces inteligentes, que cada vez mais assimilam qualidades humanas e são capazes de assistir a criação. Deste cenário emerge o acoplamento homem-máquina, que embaralha a práxis e se materializa na hibridação – uma simbiose que adota o corpo enquanto metáfora para simbolizar sistemas complexos de naturezas distintas, orgânicas e inorgânicas. A partir do entendimento da necessidade de se refletir sobre a criatividade artística na dimensão artificial, experimentadas numa dinâmica de cocriação, o artigo irá destacar algumas características de um cenário em que a gestação de obras artificializadas implica a adoção de discursos antropomorfizados capazes de assimilar a metamorfose que simboliza tanto uma nova geração de imagens técnicas, quanto um novo momento para a arte e a ciência. A análise se constrói a partir das noções de imagem técnica (FLUSSER), incorpora o pensamento de sistemas enquanto corpos (ZUANON) e apresenta brevemente as noções de embodiment, emoção e sociabilidade (SUCHMAN) como elementos para pensar os próximos passos da criação assistida por interfaces inteligentes. A plataforma de criação Playform auxilia a construção da narrativa.

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Biografia do Autor

  • Erik Nardini Medina, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Artes Visuais no Instituto de Artes/Universidade de Campinas (Unicamp) investigando o uso da inteligência artificial aplicada às artes. Este interesse surge como resultado das pesquisas realizadas durante os programas de mestrado e especialização, cujas investigações foram desenvolvidas através da análise de imagens científicas e técnicas. As pesquisas atuais concentram-se na investigação de novas tecnologias e inteligência artificial para geração de imagens, assim como na compreensão teórica de conceitos como apropriação, autoria e automação da arte nas artes contemporâneas. Mestrado em Comunicação Científica e Cultural (2019), Especialista em Divulgação Científica (2016), ambos obtidos na Universidade de Campinas (Unicamp). Jornalista formado pela PUC-Campinas (2012). Jornalista do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

  • Mauricius Martins Farina, Universidade Estadual de Campinas

    Professor Livre-Docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas é artista visual e participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, tendo sido agraciado com alguns prêmios importantes, entre eles o Prêmio Estímulo da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, conferido pela UNICAMP em 2015. Graduado em Jornalismo, é Mestre em Multimeios e Doutor em Ciências da Comunicação (USP), com pós-doutorado em Artes realizado na FBAUP da Universidade do Porto/PT. Bolsista produtividade 2 do CNPq (2014/2019), trabalha com teoria e crítica da imagem, atuando principalmente com temas relacionados com a fotografia, a pintura, a história da arte e a semiótica da cultura. Líder do grupo de pesquisa Estudos Visuais. Professor do Curso de graduação em Midialogia da Unicamp e na Pós-Graduação, integra a linha de pesquisa História, teoria e crítica junto ao PPG em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Membro investigador do Projecto BCIP, Bases Conceptuais da Investigação em Pintura (Research Institute in Art Design and Society - i2ADS - University of Oporto, Faculty of Fine Arts). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp de 2012 a 2015 e coordenador do Fórum Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Artes/Artes Visuais no biênio 2012-2014. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) gestão 2011/12. Atualmente é o chefe do departamento de Multimeios do IA/UNICAMP e editor da Revista Visuais do PPGAV/UNICAMP.

     

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Medina, E. N., & Farina, M. M. (2021). Inteligência artificial aplicada à criação artística: a emergência do novo artífice. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 68-81. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p68-81