Relato de uma experiência no enfrentamento de um caso de bullying com jogos teatrais como metodologia ativa para a resolução de conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p56-74

Palavras-chave:

Jogos teatrais, Arte educação, Bullying, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar como se deu o processo de enfrentamento de bullying em uma escola particular de Hortolândia/SP. Diante de um caso sério de bullying, que acometia uma aluna do 9º ano da escola, foi decidido junto à coordenação, a realização de oficinas que utilizassem uma metodologia ativa para abordar o problema não somente com estudantes diretamente envolvidos, mas com todas as turmas da escola. Assim, foram realizadas oficinas de jogos teatrais, utilizando-se a metodologia MEET (Medical Education Empowered by Theater), trabalhando o tema de forma artística, fomentando o pensamento crítico e a criação de conhecimento em experiência. O resultado foi positivo, em apenas uma semana de atividades, os estudantes passaram a se posicionar, falar e agir quando discordavam de algo, criando na escola um clima de cooperativismo e intolerância com “brincadeiras” vexatórias e discriminatórias, culminando na resolução do caso de bullying que deu início ao projeto.

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Biografia do Autor

  • Marina Meyer Aguirre de Andrade, Universidade Estadual de Campinas

    Mestranda em educação e graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

  • Letícia Rodrigues Frutuoso, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda e mestra em educação, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atriz, professora, pesquisadora, diretora teatral e integrante do Grupo Ó Positivo Paciente Simulado.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Relato de uma experiência no enfrentamento de um caso de bullying com jogos teatrais como metodologia ativa para a resolução de conflitos. (2023). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 56-74. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p56-74