Conexões e interações do processo de criação no ensino remoto do design: fluxo e trânsito entre documentos de processo na disciplina Projeto Sentir

Autores

  • Marcelo José Oliveira de Farias Centro Universitário Senac

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p117-127

Palavras-chave:

ensino do design, ensino remoto, processo de criação, projeto de design, documentos de processo

Resumo

Este artigo busca discutir facetas que estruturam a complexa rede da criação no trânsito entre documentos de processo analógicos e digitais, desenvolvidos no contexto do ensino remoto da disciplina Projeto Sentir do curso de design no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, no ano letivo de 2020. Estudo motivado pelos aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento do aluno, a partir das inquietações que delineiam e nortearam a seguinte questão: Como os documentos de processo de criação em design interagem com as ações dos alunos em suas estratégias processuais criativas em rede, a partir da observação e análise das atividades e experiências de projeto nas aulas remotas? A discussão se dá sob o viés da teoria da crítica de processo de criação, onde o crítico procura entrar na complexidade desse processo. Portanto, estamos tratando de verificar os procedimentos que se estabelecem entre os documentos analógicos e digitais e as ações do aluno em suas estratégias processuais criativas em rede, ou seja, suas decisões e escolhas diante das variáveis que movem, tramam e estruturam o pensamento. Nesse sentido, o objetivo é identificar e discutir aspectos que afetam o ensino e aprendizagem do processo de design a partir das aulas remotas de projeto. Delineando através das experiências em sala de aula possibilidades e esboços para (re)pensar a criação no contexto digital.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

Conexões e interações do processo de criação no ensino remoto do design: fluxo e trânsito entre documentos de processo na disciplina Projeto Sentir. (2021). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 44, 117-127. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p117-127